FPAS e Terceiros em FOLHA

 

Última revisão: 15/07/2008, 11:15

 

Documento em formato PDF (ANEXO II) contém detalhes sobre a revisão da Previdência Social para enquadramento FPASxTERCEIROSxCNAE.

 

Instrução Normativa nº 836, de 02/01.2008 - DOU 1 de 04/04/2008

 

Altera o Anexo II da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005.

 

O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 224 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF no 95, de 30 de abril de 2007, e tendo em vista o disposto nos arts. 2º e 3º da Lei nº 11.457, de 16 de março de 2007, resolve:

 

Art. 1º O Anexo II da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005, passa a vigorar conforme o Anexo Único a esta Instrução Normativa.

 

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

               

JORGE ANTONIO DEHER RACHID 

 

 

FPAS ANEXO II DA IN 836/2008 - formato PDF

 

CÓDIGOS DE PAGAMENTO GPS - site do INSS

 

FPAS - site do INSS 

 

 

Por Leonardo Amorim

 

O FPAS é um fundo recolhimento é obrigatório para empresas não optantes pelo SIMPLES NACIONAL conforme as diretrizes da Previdência Social , assim como também é obrigatório para alguns optantes. Embora os OPTANTES estejam isentos da cobrança, é necessário o enquadramento de todos seguindo o conceito de atividade econômica.

 

Os recolhimentos de FPAS, RAT e TERCEIROS sofreram impacto sobre os novos critérios adotados na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, posteriormente regulamentado pela Resolução CGSN nº 004 de 30 de maio de 2007.

 

Sobre como declarar o FPAS e Terceiros no SEFIP, considerando o início da vigência do SIMPLES NACIONAL, verifique o artigo IN 763: RFB divulga orientações sobre o problema do SEFIP 8.3

 

 (leia também Lei Geral: prestadores de serviços que pagarão INSS a cargo da pessoa jurídica).

 

 

O código FPAS é importante também porque compõe a chave da GFIP, logo um enquadramento incorreto pode implicar em geração de GFIP incorreta, além de comprometer o cálculo das obrigações previdenciárias do empregador.

 

 No sistema de FOLHA, a configuração do FPAS é de responsabilidade do usuário. Há um cadastro de FPAS, onde se pode criar novos códigos (que venham a surgir por determinação do INSS) e alterar as alíquotas, na coluna de PARÂMETROS, na opção INSS FPAS.

 

Outro código importante é o de TERCEIROS. A contribuição às chamadas “outras entidades” é obrigatória para os NÃO OPTANTES PELO SIMPLES, assim como a informação de enquadramento. Os OPTANTES estão dispensados de preencher o campo “código de terceiros”.

 

Na FOLHA, o cadastro de TERCEIROS é de responsabilidade do usuário e seu acesso está na coluna de PARÂMETROS, na opção INSS TERCEIROS. Cada item do cadastro exige uma combinação (FPAS + TERCEIROS), em empresas com atividade de comércio, por exemplo, a mais usual é a 5150115 (515 do FPAS e 0115 de outras entidades).

 

A arrecadação às outras entidades é feita via GPS, e repassada às entidades beneficiárias pelo INSS. Um outro detalhe é que a contribuição a terceiros não pode sofrer compensação, pois não se trata de contribuição ao INSS, mas apenas de recursos a serem repassados via INSS. É por isso que, há situações onde mesmo o empregador tendo saldo zero a pagar no campo 6 da GPS (valor do INSS), não sendo optante pelo SIMPLES, o recolhimento a terceiros deve ser feito no código específico de recolhimento às outras entidades (o sistema quando detecta esta situação já preenche a GPS no código de recolhimento exclusivo).

 

É comum encontrarmos empresas que não são do SIMPLES, com valores a compensar ao INSS que solicitam devolução, mas cujo pedido é negado por não terem feito o devido recolhimento às outras entidades. Em suma, os valores a compensar ao INSS não podem ser utilizados como justificativa para o não recolhimento às outras entidades quando o empregador não é optante pelo SIMPLES.

 

Por último, é importante que o usuário verifique se as tabelas FPAS e TERCEIROS estão corretas na FOLHA e se as empresas estão corretamente enquadradas, a fim de se evitar problemas em uma ação fiscal, além de que, havendo ocorrência de alíquotas ou códigos fora das especificações do INSS, os valores calculados na FOLHA estarão divergentes com os do SEFIP, gerando, em alguns casos,  as conhecidas “divergências GFIP” nos relatórios da fiscalização do INSS, além da emissão de uma IP (Intimação para Pagamento)

 

 

Produtor Rural

 

Em se tratando de recolhimento sobre a produção rural, no sistema de FOLHA é possível gerar a GPS, que também terá efeito informativo no SEFIP. Na tela de GPS (coluna de vencimentos), após selecionar o a empresa, se deve incluir nova guia, informando:

 

COMPETÊNCIA

INDICAÇÃO “PRORURAL” (ao lado da competência)

CÓDIGO DE PAGAMENTO GPS

FPAS

TERCEIROS

TOTAL DA RECEITA BRUTA NO PERÍODO DA COMPETÊNCIA

 

 

Leonardo Amorim.

 

 

ANEXO III –Tabela de Alíquotas por Código FPAS

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 739, DE 02 DE MAIO DE 2007 - DOU DE 02/05/2007

 

Altera os Anexos da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005.

 

 

CÓDIGO DO FPAS

ALÍQUOTAS (%)

Prev. Social

GIIL-RAT

Salário- Educação

INCRA

SENAI

SESI

SENAC

SESC

SEBRAE

DPC

Fundo Aeroviário

SENAR

SEST

SENAT

SESCOOP

Total Outras Ent. Ou Fundos

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0001

0002

0004

0008

0016

0032

0064

0128

0256

0512

1024

2048

4096

507

20

Variável

2,5

0,2

1,0

1,5

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---

0,6

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5,8

507 Cooperativa

20

Variável

2,5

0,2

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0,6

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---

2,5

5,8

515

20

Variável

2,5

0,2

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---

1,0

1,5

0,6

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---

5,8

515 Cooperativa

20

Variável

2,5

0,2

---

---

---

---

0,6

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---

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2,5

5,8

523

20

Variável

2,5

0,2

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---

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2,7

531

20

Variável

2,5

2,7

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5,2

540

20

Variável

2,5

0,2

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---

---

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---

2,5

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5,2

558

20

Variável

2,5

0,2

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---

---

---

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2,5

---

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5,2

566

20

Variável

2,5

0,2

---

---

---

1,5

0,3

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---

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---

4,5

566 Cooperativa

20

Variável

2,5

0,2

---

---

---

---

0,3

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2,5

5,5

574

20

Variável

2,5

0,2

---

---

---

1,5

0,3

---

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---

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4,5

574 Cooperativa

20

Variável

2,5

0,2

---

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---

0,3

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2,5

5,5

582

20

Variável

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590

20

Variável

2,5

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2,5

604

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2,5

0,2

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---

2,7

612

20

Variável

2,5

0,2

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---

---

0,6

---

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1,5

1,0

---

5,8

612 Cooperativa

20

Variável

2,5

0,2

---

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---

0,6

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2,5

5,8

620

20

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1,5

1,0

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2,5

639

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647

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2,5

0,2

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1,5

0,3

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4,5

655

20

Variável

2,5

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2,5

680

20

Variável

2,5

0,2

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2,5

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5,2

736

22,5

Variável

2,5

0,2

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2,7

744 Seg. Especial

2,0

0,1

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0,2

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0,2

744 Pessoa Física

2,0

0,1

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0,2

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0,2

744 Pes. Jurídica

2,5

0,1

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0,25

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0,25

744 Agroindústria

2,5

0,1

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0,25

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0,25

779

5,0

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787

20

Variável

2,5

0,2

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2,5

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5,2

787 Cooperativa

20

Variável

2,5

0,2

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2,5

5,2

795 Cooperativa

20

Variável

2,5

2,7

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2,5

7,7

825

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2,5

2,7

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5,2

833

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2,5

0,2

1,0

1,5

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0,6

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5,8

876

20

Variável

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Links relacionados:

 

Retenção e reembolso de GPS

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 739, DE 02 DE MAIO DE 2007 - DOU DE 02/05/2007 (SISLEX)

 

Lei Geral: prestadores de serviços que pagarão INSS a cargo da pessoa jurídica

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2008.