FPAS e Terceiros em FOLHA
Última revisão: 15/07/2008, 11:15
Altera
o Anexo II da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005.
O
SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o
inciso III do art. 224 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do
Brasil, aprovado pela Portaria MF no 95, de 30 de abril de 2007, e tendo em
vista o disposto nos arts. 2º e 3º da Lei nº 11.457, de 16 de março de 2007,
resolve:
Art.
1º O Anexo II da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005,
passa a vigorar conforme o Anexo Único a esta Instrução Normativa.
Art.
2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
FPAS
ANEXO II DA IN 836/2008 - formato PDF
CÓDIGOS DE PAGAMENTO GPS - site do INSS
O FPAS é um fundo recolhimento é obrigatório para empresas não optantes pelo SIMPLES NACIONAL conforme as diretrizes da Previdência Social , assim como também é obrigatório para alguns optantes. Embora os OPTANTES estejam isentos da cobrança, é necessário o enquadramento de todos seguindo o conceito de atividade econômica.
Os recolhimentos de FPAS, RAT
e TERCEIROS sofreram impacto sobre os novos critérios adotados na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, posteriormente regulamentado pela Resolução CGSN nº 004 de 30 de maio de 2007.
Sobre como declarar o FPAS e
Terceiros no SEFIP, considerando o início da vigência do SIMPLES NACIONAL,
verifique o artigo IN 763: RFB divulga orientações sobre o problema do SEFIP
8.3
(leia também Lei Geral: prestadores de serviços que pagarão INSS a cargo
da pessoa jurídica).
O
código FPAS é importante também porque compõe a chave da GFIP, logo um
enquadramento incorreto pode implicar em geração de GFIP incorreta, além de
comprometer o cálculo das obrigações previdenciárias do empregador.
No sistema de FOLHA, a configuração do FPAS é
de responsabilidade do usuário. Há um cadastro de FPAS, onde se pode criar
novos códigos (que venham a surgir por determinação do INSS) e alterar as
alíquotas, na coluna de PARÂMETROS, na opção INSS FPAS.
Outro
código importante é o de TERCEIROS. A contribuição às chamadas “outras
entidades” é obrigatória para os NÃO OPTANTES PELO SIMPLES, assim como a
informação de enquadramento. Os OPTANTES estão dispensados de preencher o campo
“código de terceiros”.
Na
FOLHA, o cadastro de TERCEIROS é de responsabilidade do usuário e seu acesso
está na coluna de PARÂMETROS, na opção INSS TERCEIROS. Cada item do cadastro
exige uma combinação (FPAS + TERCEIROS), em empresas com atividade de comércio,
por exemplo, a mais usual é a 5150115 (515 do FPAS e 0115 de outras entidades).
A
arrecadação às outras entidades é feita via GPS, e repassada às entidades
beneficiárias pelo INSS. Um outro detalhe é que a contribuição a terceiros não
pode sofrer compensação, pois não se trata de contribuição ao INSS, mas apenas
de recursos a serem repassados via INSS. É por isso que, há situações onde
mesmo o empregador tendo saldo zero a pagar no campo 6 da GPS (valor do INSS),
não sendo optante pelo SIMPLES, o recolhimento a terceiros deve ser feito no
código específico de recolhimento às outras entidades (o sistema quando detecta
esta situação já preenche a GPS no código de recolhimento exclusivo).
É
comum encontrarmos empresas que não são do SIMPLES, com valores a compensar ao
INSS que solicitam devolução, mas cujo pedido é negado por não terem feito o
devido recolhimento às outras entidades. Em suma, os valores a compensar ao
INSS não podem ser utilizados como justificativa para o não recolhimento às
outras entidades quando o empregador não é optante pelo SIMPLES.
Por
último, é importante que o usuário verifique se as tabelas FPAS e TERCEIROS
estão corretas na FOLHA e se as empresas estão corretamente enquadradas, a fim
de se evitar problemas em uma ação fiscal, além de que, havendo ocorrência de
alíquotas ou códigos fora das especificações do INSS, os valores calculados na
FOLHA estarão divergentes com os do SEFIP, gerando, em alguns casos, as conhecidas “divergências GFIP” nos
relatórios da fiscalização do INSS, além da emissão de uma IP (Intimação para
Pagamento)
Produtor
Rural
Em se tratando de recolhimento sobre a produção rural, no sistema de FOLHA é possível gerar a GPS, que também terá efeito informativo no SEFIP. Na tela de GPS (coluna de vencimentos), após selecionar o a empresa, se deve incluir nova guia, informando:
COMPETÊNCIA
INDICAÇÃO “PRORURAL” (ao lado da competência)
CÓDIGO DE PAGAMENTO GPS
FPAS
TERCEIROS
TOTAL DA RECEITA BRUTA NO PERÍODO DA COMPETÊNCIA
Leonardo Amorim.
INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 739, DE 02 DE MAIO DE 2007 - DOU DE 02/05/2007
Altera os Anexos da Instrução Normativa MPS/SRP nº 3, de 14 de julho de 2005.
CÓDIGO DO FPAS |
ALÍQUOTAS (%) |
|||||||||||||||
Prev. Social |
GIIL-RAT |
Salário- Educação |
INCRA |
SENAI |
SESI |
SENAC |
SESC |
SEBRAE |
DPC |
Fundo Aeroviário |
SENAR |
SEST |
SENAT |
SESCOOP |
Total Outras Ent. Ou Fundos |
|
--- |
--- |
0001 |
0002 |
0004 |
0008 |
0016 |
0032 |
0064 |
0128 |
0256 |
0512 |
1024 |
2048 |
4096 |
||
507 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
1,0 |
1,5 |
--- |
--- |
0,6 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,8 |
507 Cooperativa |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,6 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
5,8 |
515 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
1,0 |
1,5 |
0,6 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,8 |
515 Cooperativa |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,6 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
5,8 |
523 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,7 |
531 |
20 |
Variável |
2,5 |
2,7 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,2 |
540 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,2 |
558 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,2 |
566 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
1,5 |
0,3 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
4,5 |
566 Cooperativa |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,3 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
5,5 |
574 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
1,5 |
0,3 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
4,5 |
574 Cooperativa |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,3 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
5,5 |
582 |
20 |
Variável |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
590 |
20 |
Variável |
2,5 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
604 |
--- |
--- |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,7 |
612 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,6 |
--- |
--- |
--- |
1,5 |
1,0 |
--- |
5,8 |
612 Cooperativa |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,6 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
5,8 |
620 |
20 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
1,5 |
1,0 |
--- |
2,5 |
639 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
647 |
--- |
--- |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
1,5 |
0,3 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
4,5 |
655 |
20 |
Variável |
2,5 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
680 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,2 |
736 |
22,5 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,7 |
744 Seg. Especial |
2,0 |
0,1 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
0,2 |
744 Pessoa Física |
2,0 |
0,1 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
0,2 |
744 Pes. Jurídica |
2,5 |
0,1 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,25 |
--- |
--- |
--- |
0,25 |
744 Agroindústria |
2,5 |
0,1 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
0,25 |
--- |
--- |
--- |
0,25 |
779 |
5,0 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
787 |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
--- |
--- |
--- |
5,2 |
787 Cooperativa |
20 |
Variável |
2,5 |
0,2 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
5,2 |
795 Cooperativa |
20 |
Variável |
2,5 |
2,7 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
2,5 |
7,7 |
825 |
--- |
--- |
2,5 |
2,7 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,2 |
833 |
--- |
--- |
2,5 |
0,2 |
1,0 |
1,5 |
--- |
--- |
0,6 |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
5,8 |
876 |
20 |
Variável |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
--- |
Links relacionados:
INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 739, DE 02 DE MAIO DE 2007 - DOU
DE 02/05/2007 (SISLEX)
Lei Geral: prestadores de serviços que pagarão INSS a
cargo da pessoa jurídica
LLConsulte por Leonardo Amorim,
2008.