CONECTIVIDADE
SOCIAL ICP
SISTEMA VEM APRESENTANDO PROBLEMAS
INTERMITENTES
Com a constante instabilidade
do sistema Conectividade Social ICP, empregadores que não estão conseguindo acessa-lo
e que não podem solicitar arquivos PRI (para usar a versão antiga) por não
estarem nos critérios de concessão, estão
impossibilitados de cumprir as normas sobre a obtenção de extratos e a geração
da Chave de Identificação do FGTS e assim, estão encaminhando os casos para as
agências resolverem.
A direção da CAIXA ainda não se
posicionou oficialmente sobre estas situações, talvez por acreditar na pobre
política de “abafar o caso” para esconder os próprios erros, sendo apenas um péssimo
exemplo no trato da coisa pública. Lamentável.
Coincidência
ou não, bastou a CAIXA reativar os antigos certificados (PRI) e boa parte dos
usuários voltarem para a antiga versão, que o sistema ICP voltou a funcionar.
Apesar do
restabelecimento, a Conectividade ICP ainda apresenta problemas de acesso e
sobram reclamações, principalmente por parte de escritórios contábeis.
CONECTIVIDADE
SOCIAL ICP: REUNIÃO NA FENACON: RESPOSTA DA GIFUG/RE
Erros continuam ocorrendo de forma
intermitente.
Firmado em um conjunto de
regras rígidas de segurança, o uso da Conectividade Social ICP passou a ser
obrigatório desde o dia 01/07/2012, exceto nos
casos de dispensa previstos na Circular CAIXA nº 582, de
27/06/2012 (DOU 1 de 27/06/2012).
Nos últimos dias, recebi
várias ligações de clientes relatando dificuldades para acessar o novo sistema.
O congestionamento já virou uma rotina ocasionando o atraso na entrega de GFIP
e GRRF, prejudicando empregadores e trabalhadores. Quanto mais baixa for a
velocidade de upload e download da conexão de internet, maiores são as
dificuldades para estabilizar um acesso.
Segundo o atendimento do
suporte da CAIXA (0800 7260104), a equipe técnica está trabalhando para
solucionar os problemas, mas não é coincidência que este tipo de situação
costuma ocorrer quando se aproxima o vencimento do FGTS e aumenta
significativamente o volume de acessos.
Um dos problemas comuns de conexão com a Conectividade Social ICP
e costuma ocorrer principalmente quando se
aproxima
o
vencimento do FGTS e aumenta o volume de acessos.
Também há falhas no reconhecimento de certificados, gerando mensagens confusas que acabam direcionando os usuários para busca de soluções inadequadas. A Conectividade Social é um sistema “amarrado” com o Internet Explorer; não funciona bem no Crohme e no Firefox. Há problemas em algumas versões do XP e do próprio Internet Explorer, entre outras incompatibilidades que não podem ser justificadas, pois estamos falando de algo de interesse geral que deveria ser tratado com a devida seriedade e acessibilidade. A CAIXA, como sempre, deixa a desejar.
Outras questões estão sobre
a operacionalização do envio de arquivos, quando comparado com a versão
anterior (CSE), de uso simples e rápido, mas na versão ICP, rotinas básicas são
executadas de forma burocrática sob o
argumento da “maior segurança”.
O fato é que, a
Conectividade ICP foi desenvolvido por quem não tem noção de como é corrida a
vida em um escritório de contabilidade e departamento pessoal.
O simples envio de um arquivo SEFIP, se
tornou mais burocrático com a Conectividade Social ICP.
Arquivo está salvo, mas
o sistema não reconhece.
Este erro intermitente
atrasa os trabalhos de alguns usuários do ICP.
De vez em quando acontece e apavora os
usuários.
Resumindo: o
sistema ainda é lento, pesado e instável, passando ao usuário uma sensação de
incerteza sobre a sua disponibilidade a qualquer momento em que sejam
necessários os seus serviços. Será que está
funcionando hoje? Pensa normalmente um usuário pressionado com prazos,
principalmente no processo de homologação de rescisões de contrato.
Não são raras as situações que remetem os usuários à obrigação de fazer uma nova autenticação, tendo inclusive que fechar o navegador e começar tudo novamente; comparada com as aplicações dos bancos privados, o sistema ICP da CAIXA é de péssima qualidade.
Para piorar a situação, o
suporte técnico da CAIXA deixa muito a desejar, inclusive no atendimento às
empresas de softwares contábeis, quando tentam intermediar o processo de
solução dos problemas dos seus clientes com as deficiências técnicas da aplicação,
tendo que conviver constantemente com a famosa resposta de que o sistema “passa
por uma instabilidade momentânea”. São raros os momentos de respostas
objetivas.
A FENACON entregou à
CAIXA uma série de situações relatadas por usuários, com a promessa, por parte
dos representantes do banco estatal, de que os problemas seriam verificados.
Mais detalhes em 19/04/2012
ICP: PROBLEMAS NA CONECTIVIDADE PERSISTEM E PREJUDICAM USUÁRIOS.
Todos nós esperamos que a Conectividade ICP seja aperfeiçoada, que pelo menos tenha a praticidade do seu antecessor (CSE). Por enquanto, o que contará mais é a paciência dos usuários neste processo de mudança irreversível.