CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

SISTEMA VEM APRESENTANDO PROBLEMAS INTERMITENTES

 

Atualizado por Leonardo Amorim em 08/08/2012 12:23

 

Por Leonardo Amorim

 

 

 

 

 

Com a constante instabilidade do sistema Conectividade Social ICP, empregadores que não estão conseguindo acessa-lo e que não podem solicitar arquivos PRI (para usar a versão antiga) por não estarem nos critérios de concessão,  estão impossibilitados de cumprir as normas sobre a obtenção de extratos e a geração da Chave de Identificação do FGTS e assim, estão encaminhando os casos para as agências resolverem.

 

A direção da CAIXA ainda não se posicionou oficialmente sobre estas situações, talvez por acreditar na pobre política de “abafar o caso” para esconder os próprios erros, sendo apenas um péssimo exemplo no trato da coisa pública. Lamentável.

 

 

 

POR  LEONARDO AMORIM EM 07/08/2012 10:47

 

Coincidência ou não, bastou a CAIXA reativar os antigos certificados (PRI) e boa parte dos usuários voltarem para a antiga versão, que o sistema ICP voltou a funcionar.

 

Apesar do restabelecimento, a Conectividade ICP ainda apresenta problemas de acesso e sobram reclamações, principalmente por parte de escritórios contábeis.

 

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP: REUNIÃO NA FENACON: RESPOSTA DA GIFUG/RE

 

 

Erros continuam ocorrendo de forma intermitente.

 

 

 

 

POR  LEONARDO AMORIM EM 01/08/2012 10:47

 

Firmado em um conjunto de regras rígidas de segurança, o uso da Conectividade Social ICP passou a ser obrigatório desde o dia 01/07/2012, exceto nos casos de dispensa previstos na Circular CAIXA nº 582, de 27/06/2012 (DOU 1 de 27/06/2012).

 

Nos últimos dias, recebi várias ligações de clientes relatando dificuldades para acessar o novo sistema. O congestionamento já virou uma rotina ocasionando o atraso na entrega de GFIP e GRRF, prejudicando empregadores e trabalhadores. Quanto mais baixa for a velocidade de upload e download da conexão de internet, maiores são as dificuldades para estabilizar um acesso.

 

Segundo o atendimento do suporte da CAIXA (0800 7260104), a equipe técnica está trabalhando para solucionar os problemas, mas não é coincidência que este tipo de situação costuma ocorrer quando se aproxima o vencimento do FGTS e aumenta significativamente o volume de acessos.

 

Um dos problemas comuns de conexão com a Conectividade Social ICP

e costuma ocorrer principalmente quando se aproxima

 o vencimento do FGTS e aumenta o volume de acessos.

 

Também há falhas no reconhecimento de certificados, gerando mensagens confusas que acabam direcionando os usuários para busca de soluções inadequadas. A Conectividade Social é um sistema “amarrado” com o Internet Explorer; não funciona bem no Crohme e no Firefox. Há problemas em algumas versões do XP e do próprio Internet Explorer, entre outras incompatibilidades que não podem ser justificadas, pois estamos falando de algo de interesse geral que deveria ser tratado com a devida seriedade e acessibilidade. A CAIXA, como sempre, deixa a desejar.

 

Outras questões estão sobre a operacionalização do envio de arquivos, quando comparado com a versão anterior (CSE), de uso simples e rápido, mas na versão ICP, rotinas básicas são executadas de forma  burocrática sob o argumento da “maior segurança”.

 

O fato é que, a Conectividade ICP foi desenvolvido por quem não tem noção de como é corrida a vida em um escritório de contabilidade e departamento pessoal.

 

 

O simples envio de um arquivo SEFIP, se tornou mais burocrático com a Conectividade Social ICP.

 

 

 

Arquivo está salvo, mas o sistema não reconhece.

Este erro intermitente atrasa os trabalhos de alguns usuários do ICP.

 De vez em quando acontece e apavora os usuários.

 

 

Resumindo: o sistema ainda é lento, pesado e instável, passando ao usuário uma sensação de incerteza sobre a sua disponibilidade a qualquer momento em que sejam necessários os seus serviços. Será que está funcionando hoje? Pensa normalmente um usuário pressionado com prazos, principalmente no processo de homologação de rescisões de contrato.

 

Não são raras as situações que remetem os usuários à obrigação de fazer uma nova autenticação, tendo inclusive que fechar o navegador e começar tudo novamente; comparada com as aplicações dos bancos privados, o sistema ICP da CAIXA é de péssima qualidade.

 

Para piorar a situação, o suporte técnico da CAIXA deixa muito a desejar, inclusive no atendimento às empresas de softwares contábeis, quando tentam intermediar o processo de solução dos problemas dos seus clientes com as deficiências técnicas da aplicação, tendo que conviver constantemente com a famosa resposta de que o sistema “passa por uma instabilidade momentânea”. São raros os momentos de respostas objetivas.

 

A FENACON entregou à CAIXA uma série de situações relatadas por usuários, com a promessa, por parte dos representantes do banco estatal, de que os problemas seriam verificados. Mais detalhes em 19/04/2012 ICP: PROBLEMAS NA CONECTIVIDADE PERSISTEM E PREJUDICAM USUÁRIOS.

 

Todos nós esperamos que a Conectividade ICP seja aperfeiçoada, que pelo menos tenha a praticidade do seu antecessor (CSE). Por enquanto, o que contará mais é a paciência dos usuários neste processo de mudança irreversível.

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria