CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

PROBLEMAS NO ACESSO

 

INFORMAÇÕES DA FENACON

 

RETORNO DA GIFUG/RE

 

INFORMAÇÕES EXTRA-OFICIAIS

 

Postado por Leonardo Amorim em 01/08/2012 17:47

 

 

 

 

Encaminhado Por Mônica Lopes

 

From: Noticias@informativo.fenacon.org.br

Subject: Fenacon Notícias no. 722

Date: Wed, 1 Aug 2012 17:36:06 -0300

 

 

ACESSOS AO CANAL CONECTIVIDADE SOCIAL

 

Na tarde de hoje, 1, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, esteve reunido com representantes da Caixa Econômica Federal, em Brasília. Novamente o principal assunto tratado foi a inoperância do canal Conectividade Social – ICP.

 

A equipe da Caixa reconheceu o problema na administração de fluxo de informações e que está colocando a opção de utilização do sistema antigo, usando as senhas disponibilizadas no padrão AR (disquete), de forma a solucionar temporariamente o problema. Dessa forma, a partir da disponibilização, as empresas poderão optar, também, pelo antigo canal de conectividade. Ainda segundo as informações prestadas, até ás 15h, 350 mil senhas antigas já haviam sido recuperadas, a uma taxa de recuperação de 70 mil senhas/hora.  No máximo até amanhã a entidade emitirá comunicado oficial sobre o assunto.

 

Na ocasião foi entregue ainda ofício solicitando a dispensa de toda e qualquer multa relativa ao FGTS resultante das dificuldades de acesso, até que as mesmas sejam sanadas e o sistema volte a operar normalmente; a emissão de comunicado, pela Caixa, informando à população e às empresas brasileiras, os problemas existentes; o posicionamento urgente da Caixa quanto à solução definitiva para os problemas ora existentes.

 

Participaram do encontro:

 

Valdir Pietrobon – Presidente da Fenacon;

 

Dina dos Reis Pereira –Diretora Executiva de Fundos de Governo;

 

Sergio Antonio Gomes -  Superintendente Nacional do Fundo de Garantia;

 

George Menezes -Superintendente Nacional de Operações e Suporte em TI;

 

Henrique José Santana– Gerente Nacional do Passivo do FGTS.

 

 

Notícias Fenacon

 

 

 

 

Encaminhado por Mônica Lopes

 

Subject:

Date: Wed, 1 Aug 2012 16:17:42 -0300

From: fgtsre@caixa.gov.br

 

Prezados Clientes,

 

1. Recebemos parecer da área de Tecnologia com a informação da   impossibilidade de restabelecimento total do Conectividade Social ICP em tempo hábil à realização das transmissões de informações para recolhimento da competência 07/2012.

 

2. Como forma de minimizar os impactos e oferecer alternativas à transmissão de informações e geração das guias de recolhimento do FGTS, as empresas poderão utilizar, excepcionalmente, o Conectividade Social antigo (chave PRI) no recolhimento do mês de agosto/2012. Para tanto, os certificados eletrônicos das empresas com mais de 10 trabalhadores, revogados conforme previstos na Circular Caixa 582, estão com previsão de restabelecimento no decorrer do dia de hoje.

 

3. Porém, as empresas que não mais possuem o Certificado Eletrônico AR, não serão autorizadas à emissão de novo, salvo aquelas alcançadas pela Resolução nº. 94 do Conselho Gestor do Simples Nacional – CGSN (MEI ME e EPP, com até 10 empregados e optantes pelo Simples Nacional).

 

4.  Não há previsão também da liberação de recolhimento por meio de GFIP papel, exceto as condições já normatizadas ( Empregado doméstico e Recursal).

 

5. Informamos que o ambiente do Conectividade Social antigo (chave PRI) , tanto o aplicativo Cliente CNS (envio de arquivos) quanto o acesso ao CS-E ( Conexão Segura) apresentam neste momento funcionamento dentro da normalidade o que atenderá à demanda dos usuários quanto à prestação das informações necessárias.

 

6. Lembramos que as informações de qualquer empresa podem ser enviadas por qualquer Certificado, ou seja, a SEFIP ou GRRF poderá ser tratada sem problemas, bastando que o usuário cadastre no campo “responsável” o número do CNPJ que consta no certificado (chave PRI).

 

7. No tocante aos Extratos Rescisórios e geração de CHAVE, para as empresas que possuam apenas o Certificado ICP, as mesmas deverão ser atendidas através de nossa Rede de Agências.

 

7.1 Nesta data,  já promovemos orientação para todas as Agências de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

8. Agradecemos mais uma vez a pareceria (sic) e colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

 

 

Atenciosamente,

 

Paulo José S. Soares

TBN

 

Marcelo Ramos de Souza

Coordenador Filial – GIFUG/RE

Relacionamento Empregador

 

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria