11/02/2008 – FGTS: retificação de dados através da FOLHA / SEFIP

 

Por Leonardo Amorim

 

 

Como uma alternativa do formulário RDT (Retificação de Dados do Trabalhador), através da importação da FOLHA para o SEFIP, é possível retificar alguns dados cadastrais de trabalhadores (FGTS). O procedimento está normatizado na Circular 414 (leia 06/11/2007 - Circular 414 estabelece procedimentos para retificar dados de FGTS ).

 

Conforme o manual do SEFIP/FOLHA (LEIAUTE DE FOLHA DE PAGAMENTO - Manual de Especificação), é possível retificar:

 

 

Código

Descrição

403

Número/Série CTPS

404

Nome do Empregado

405

PIS/PASEP

406

Matrícula na Empresa

408

Data de Admissão

426

Unidade de Trabalho

427

CBO

428

Data de Nascimento

 

 

No sistema de FOLHA, deve-se selecionar a opção GFIP/SEFIP Alterações cadastrais (vencimentos)

 

 

O quadro de alterações é acumulativo e estarão registradas todas as solicitações. Para incluir uma nova solicitação, pressione F9 e selecione Incluir Atualização.

 

 

 

 

Selecione o registro do trabalhador. Somente informe o campo Cód na CAIXA quando tiver certeza que o número está correto (o campo é opcional) Informe o Código da alteração (pressione F1 para obter a lista), preencha o novo conteúdo do campo e a competência GFIP em que o sistema passara a informação para importação.

 

 

 

No sistema SEFIP, após fechamento e transmissão doa dados, emita o COMPROVANTE na opção Relatórios (selecionar o arquivo sele semelhantemente quando se vai emitir a GRF). Selecione a opção Retificação.

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2008.