SEGURO-DESEMPREGO

 

ENVIO DE REQUERIMENTO PELA INTERNET

 

SDWEB

 

DISPONIBILIDADE DE SISTEMA

 

USO COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL

 

 

 

Postado por Leonardo Amorim em 08/06/2012 14:33

 

 

Por Leonardo Amorim

 

 

Segundo informações obtidas pela Central de Atendimento Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está disponível o sistema SDWEB que possibilita o envio do requerimento do Seguro-Desemprego (SD) pela internet, substituindo o antigo formulário de preenchimento manual.

 

O SDWEB começou como um projeto piloto e foi noticiado neste site em novembro de 2009, por conta da  Resolução CODEFAT nº 620, de 05/11/2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 09/11/2009.

 

A substituição do formulário manual do SD é um avanço importante para a modernização do sistema de requerimento, pois o processo pode ganhar a celeridade necessária por se tratar também da transmissão para a base de dados do MTE.

 

Porém, é estranho o tratamento que o Ministério vem dando ao assunto: no site www.mte.gov.br, não há qualquer destaque na primeira página sobre a novidade, e só foi possível constatar que o sistema (até então funcionando como projeto piloto) está disponível a todas as empresas, através de um contato telefônico efetuado diretamente à Superintendência em Brasília (DF), cujo atendente confirmou a disponibilidade do sistema, mas  não soube explicar o porquê da falta de uma divulgação expressiva desse novo e importante serviço. Também é estranho que o MTE não tenha publicado algo a respeito no DOU.

 

 

 

O Portal do Trabalho e Emprego (site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego)

 não dá o menor destaque ao sistema SDWEB,  que tem tudo para ser uma das mais

 importantes ferramentas na gestão do Seguro-Desemprego.

 

O sistema funciona com o uso de certificado digital e exige um cadastramento do operador (gestor), que é feito no portal MTE Mais Emprego.

 

De acordo com instruções do site, é possível importar os dados da folha de pagamento mediante um layout divulgado recentemente.

 

Os detalhes para acesso ao novo sistema podem ser verificados no endereço http://granulito.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/.

 

 

 

Sistema requer cadastramento prévio de gestor e uso de certificação digital.

 

A geração de arquivos da folha de pagamento estará disponível até o dia 12 deste mês, assim também como o suporte a este novo sistema.

 

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria