Seguro-Desemprego via internet

Publicado por Leonardo Amorim em 09/11/2009 14:20

 

 

FOLHA DE PAGAMENTO vai gerar arquivo para ser importado no SDWEB.

 

MTE deve publicar em breve, um calendário de implantação com as normas de utilização do novo sistema de emissão do SEGURO-DESEMPREGO.

 

 

 

SDWEB

 

Resolução aprovada hoje autoriza o empregador a enviar para o Ministério o formulário do Seguro-Desemprego via Internet. Um projeto piloto foi desenvolvido no DF com a participação de 71 empresas e o resultado positivo será gradualmente estendido para todo país.

 

O sistema SDWEB ajudará a acelerar o processo de requisição do seguro-desemprego, já que a empresa poderá passar as informações necessárias para a liberação do benefício ao Ministério do Trabalho e Emprego no mesmo dia em que a dispensa for efetivada.

 

O objetivo do projeto é diminuir o tempo entre o requerimento e o recebimento do benefício. Hoje esse processo varia entre 30 e 45 dias, mas com o novo sistema esse tempo poderá ser de 10 dias, em média.

 

Por meio de um sistema de certificação digital, que assegura a veracidade das informações prestadas, o empregador poderá enviar o Requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) pela Internet. "A medida promoverá economia de tempo e redução de gastos para a empresa, que não precisará mais adquirir os blocos de formulários RSD nas papelarias", lembrou o ministro.

 

Assessoria de Imprensa do MTE

 

 

 

 

Resolução CODEFAT nº 620, de 05/11/2009 (DOU 1 de 09/11/2009)

 

Facultar a utilização de Requerimento do Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD), aprovado pela Resolução nº 608 de 2009, mediante o acesso ao Sistema Seguro-Desemprego - SDWEB.

 

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT, no uso das atribuições que lhe confere o inciso V, do art. 19 da Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990,

 

Resolve:

 

Art. 1º Facultar aos empregadores, previamente autorizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a utilização de Requerimento do Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD), disponíveis no Sistema Seguro-Desemprego - SDWEB, na forma aprovada pela Resolução nº 608, de 2009.

 

Parágrafo único. A utilização do Requerimento do Seguro-Desemprego (RSD) e da Comunicação de Dispensa (CD), de que trata o caput deste artigo observará o planejamento de implantação do Sistema Seguro-Desemprego - SDWEB, estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

 Art. 2º Ficam convalidados os atos praticados, com fulcro na Resolução CODEFAT nº 608, de 2009, no período de 30 de setembro até a data de publicação desta Resolução.

 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

LUIGI NESE

Presidente do Conselho

 

 

Empresas vão poder enviar pedido de seguro-desemprego pela internet

 

Lourenço Canuto

Repórter da Agência Brasil

  

Brasília - Os empregadores vão poder enviar pela internet o formulário de pedido do seguro-desemprego para funcionários demitidos, de acordo com resolução do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicada no Diário Oficial da União de hoje (9). Inicialmente, o sistema denominado SDWeb foi implantado no Distrito Federal, com a participação de 71 empresas, e agora será gradualmente estendido para todo o país. A requisição poderá ser feita ao MTE pelo empregador no mesmo dia da demissão.

 

Atualmente, o tempo entre o encaminhamento do requerimento e o recebimento do benefício varia entre 30 e 45 dias. De acordo com o ministério, esse prazo poderá ser reduzido para dez dias, com a implantação do sistema. As empresas vão ter economia de gastos por não precisarem mais usar blocos de formulário vendido em papelarias, segundo destacou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, durante reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), realizada na semana passada.

 

Depois da implantação em âmbito nacional, cujo prazo ainda não foi definido pelo MTE, os empregadores deverão se cadastrar previamente para ter acesso online ao preenchimento dos dois documentos necessários para recebimento do seguro, referentes à comunicação de dispensa e ao requerimento do benefício.

 

Agência Brasil

 

 

 

 

 

SDWEB vai agilizar requisição de Seguro-Desemprego

 

 

Resultados do projeto piloto realizado no Distrito Federal estão sendo avaliados para que se inicie o planejamento para implantação do sistema informatizado em todo o Brasil

 

 

Brasília, 09/11/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), preocupado com a necessidade de assegurar o melhor atendimento ao trabalhador, implantou, entre junho e outubro, no Distrito Federal, um sistema piloto do módulo Seguro Desemprego Web (SDWEB) - Empregador. O projeto foi desenvolvido de modo experimental, e envolveu 71 empresas.

 

O sistema vai acelerar o processo de requisição do Seguro-Desemprego, já que a empresa poderá passar as informações necessárias à liberação do benefício ao MTE no mesmo dia em que a dispensa do trabalhador for efetivada. Os resultados do projeto piloto estão sendo avaliados para que o sistema informatizado seja estendido gradualmente em todo o Brasil. Ainda não há prazos para a implantação.

 

Atualmente, as empresas adquirem formulários em papelarias e preenchem e as informações de forma manual. De posse deste documento, o ex-empregado dirige-se até uma unidade do MTE e faz a solicitação para o recebimento do seguro-desemprego. A partir da utilização desta ferramenta informatizada, será dispensada a utilização de formulários de seguro-desemprego (o Requerimento do Seguro-Desemprego (RSD), e a Comunicação de Dispensa (CD)). O uso do módulo SDWEB - Empregador, permite que o empregador registre e imprimaa a informação e a encaminhe ao MTE pela internet.

 

Com o sistema informatizado, os formulários são preenchidos pelo empregador, ou seja, o atendente da unidade do MTE não precisará digitá-lo novamente, o que facilita o atendimento e diminui o tempo de espera do trabalhador. Também diminui a preocupação com requerimentos fraudulentos, pois os mesmos são transmitidos pela internet, com a utilização da Certificação Digital, agilizando o processo de pré-triagem da documentação, além de melhor o atendimento e agilizar os processos.

 

No projeto piloto, as 71 empresas participantes do DF prestaram informações de seguro-desemprego de 250 trabalhadores: 120 arquivos foram transmitidos contendo 172 requerimentos de seguro-desemprego que foram extraídos diretamente dos sistemas informatizados de folha de pagamento; outros 78  requerimentos foram digitados individualmente; 154 já foram ativados pelo SDWeb nos postos de Atendimento (os demais ainda não compareceram aos postos de atendimento de Seguro-Desemprego para ativação do seu benefício).

 

SDWEB - o empregador acessa o Sistema na internet e presta informações relativas aos Requerimentos do Seguro-Desemprego dos trabalhadores dispensados sem justa causa, de forma individual ou por arquivo gerado a partir da folha de pagamento.

 

Para o coordenador-geral do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e Identificação Profissional, do Departamento de Emprego e Salário do MTE, Márcio Alves Borges, a utilização da ferramenta informatizada que o MTE disponibilizará ao empregador traz modernidade ao processo.

 

"A medida dispensa a aquisição em papelarias dos formulários de seguro-desemprego. Isso moderniza todo o processo, além de agilizar a prestação da informação por parte do empregador e assegurar ao trabalhador a posse do Requerimento do Seguro-Desemprego e da Comunicação de Dispensa exigidos para dar entrada no benefício. O projeto iniciado no Distrito Federal, com grupo específico de empregadores, permitiu acompanhar detidamente a adaptação dos empregadores, atendentes de postos e trabalhadores diante dos novos processos de operação do seguro-desemprego, permitindo, assim, sua evolução., afirma o coordenador.

 

Assessoria de Imprensa do MTE

 

 

 

 

 

29/05/2009 SEGURO-DESEMPREGO via INTERNET: projeto piloto será aplicado no DF

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2009.