DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

 

COMÉRCIO VAREJISTA E CONSTRUÇÃO CIVIL ESTÃO REINCLUIDOS EM PROJETO VOTADO POR COMISSÃO MISTA DA CÂMARA

 

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO 17/2013

 

Atualizado por Leonardo Amorim em 10/07/2013 18h47

 

 

Por Leonardo Amorim

 

 

 

Os segmentos de comércio varejista e de construção civil que foram excluídos da desoneração da folha de pagamento, por conta da perda da validade da Medida Provisória 601/2012, foram incluídos em uma proposta feita por uma comissão mista que analisou a Medida Provisória 610/2013, que originalmente prevê socorro a atingidos pela seca. A MP 610/2013 foi convertida em projeto de lei de conversão, e pode ser votada no plenário ainda hoje (10) conforme agenda.

 

http://www.camara.gov.br/internet/ordemdodia/ordemDetalheReuniaoPle.asp?codReuniao=32679.

 

Segue trecho de matéria produzida pela Agência Câmara Notícias:

 

Desoneração da folha

 

Eunício Oliveira também incluiu na proposta uma série de benefícios fiscais. O relator explicou que essas isenções estavam previstas em medidas provisórias anteriores, como a 601/12, que perderam a validade porque não foram votadas em tempo hábil pelo Congresso.

 

É o caso, por exemplo, da inclusão na política de desoneração tributária da folha de pagamentos, dos setores de construção civil; jornalismo e radiodifusão; transportes ferroviário, metroviário e rodoviário; gesso; caju; e comércio varejista.

 

A desoneração da folha de pagamento já beneficia uma série de setores da economia, que passaram a contribuir com alíquota entre 1% e 2% sobre a receita bruta. Para os demais, a contribuição é 20% sobre a folha salarial.

 

Outro benefício previsto foi a redução da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL), do PIS/Pasep e da Cofins para incorporadores imobiliários para 4%. Atualmente, pelo regime especial de tributação (RET), o setor paga 6% para essas contribuições. Para o Programa Minha Casa, Minha Vida a taxa é de 1%.

 

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/AGROPECUARIA/447216-COMISSAO-APROVA-ALTERACOES-EM-MP-DE-SOCORRO-AOS-ATINGIDOS-PELA-SECA.html

 

De acordo com o PLV 17/2013, conforme o art. 45, haverá efeito retroativo a 04/06/2013.

 

 

 

 

APROVAÇÃO NO PLENÁRIO DA CÂMARA COM A EXCLUSÃO DE FARMÁCIAS

 

10/07/2013 - 17h19

 

Deputados excluem farmácias da desoneração da folha e encerram votação de MP

 

O Plenário aprovou destaque do PMDB à Medida Provisória (MP) 610/13 e retirou as farmácias dentre os beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos.

 

Os deputados já aprovaram o projeto de lei de conversão da comissão mista para a MP, que prevê socorro a atingidos pela seca. O parecer do relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), inclui vários outros benefícios relacionados à renegociação de dívidas rurais e também desonerações de folha de pagamentos.

 

Com o fim da análise dos destaques, a matéria será enviada ao Senado para votação.

 

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/447344-DEPUTADOS-EXCLUEM-FARMACIAS-DA-DESONERACAO-DA-FOLHA-E-ENCERRAM-VOTACAO-DE-MP.html

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria