CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

ENVIO DE ARQUIVO GRRF

 

Atualizado por Leonardo Amorim 24/07/2013 09h56

 

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS (clique aqui)

 

 

É necessário ter instalado o aplicativo GRRF específico para a CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

GRRF ICP: VERSÃO 3.3.10

 

 

 

 

 

 

 

 

1. GERAÇÃO DO ARQUIVO GRRF.RE

 

Ao gerar uma RESCISÃO DE CONTRATO na FOLHA com indicação de pagamento do FGTS RESCISÓRIO para a GRRF, o usuário poderá solicitar a geração do arquivo para importação na GRRF Eletrônica. Na inclusão/alteração, a FOLHA já faz automaticamente a chamada para a geração do arquivo GRRF.RE, a ser importado para o aplicativo da Caixa.

 

Também se pode gerar o arquivo posicionando o cursor sobre o registro de Rescisão de Contrato, pressionando-se  F9 e selecionando a opção Gera GRRF ELETRÔNICA.

 

 

 

 

 

ESPECIFIQUE AS BASES DE GRRF:

 

1.      BASES DO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO (dados automaticamente preenchidos conforme rescisão no sistema)

2.      BASES INFORMADAS PARA GUIA COMPLEMENTAR (bases manualmente informadas)

 

 

CAMPOS DA TELA DE GERAÇÃO:

 

MÊS ANTERIOR: informar base de recolhimento de FGTS mês anterior caso se efetuar o depósito do FGTS do mês anterior a da rescisão através da GRRF.

 

SALDO FINS RESCISÓRIOS: informar o saldo para fins rescisórios para que seja efetuado o cálculo completo da GRRF na ocasião do fechamento após a importação do arquivo.

 

COD SAQUE FGTS: já vem previamente preenchido pelo sistema conforme a causa da demissão, bastando apenas confirma-lo com ENTER.

 

PENSÃO ALIM % (PERCENTUAL DE PENSÃO ALIMENTÍCIA): valor em percentual a ser repassado para a Caixa caso se trate de um trabalhador com retenção a titulo de PENSÃO ALIMENTÍCIA.

 

PENSÃO ALIM VALOR (VALOR DE PENSÃO ALIMENTÍCIA): valor nominal a ser bloqueado da conta do trabalhador para pagamento de Pensão Alimentícia.

 

REPOSIÇÃO DE VAGA: informação se haverá ou não reposição de vaga em função da saída do trabalhador.

 

INFORMAR SALDO:  confirme se deseja que o sistema de FOLHA repasse o SALDO PARA FINS RESCISÕRIOS INFORMADO pela empregador.

 

GERAR ARQUIVO EM: local em que o arquivo GRRF.RE será gravado. O padrão é C, mas pode ser gravado em PEN-DRIVE, DISQUETE (A) ou UNIDADE DE REDE.

 

           

DATA DE RECOLHIMENTO

 

                        Após o fechamento da janela, informe a data de recolhimento prevista

 

RESPONSÁVEL

 

O campo RESPONSÁVEL deve ser considerado caso se deseje receber a chave de liberação do FGTS pelo GRRF, isto porque o sistema da Caixa não envia a chave de liberação caso a identificação do responsável pela geração da GRRF não seja igual a identificação do certificado utilizado para transmissão do arquivo.

 

 

 

 

 

 

Em seguida, abra o aplicativo GRRF para CONECTIVIDADE SOCIAL ICP. No caso do primeiro acesso, utilize a opção CADASTRAR RESPONSÁVEL e atualize a tabela de FGTS antes de importar o arquivo. Mais detalhes em Tabela para recolhimento da GRRF.

 

A importação do arquivo GRRF.RE é um processo semelhante à importação do SEFIP.RE da FOLHA. No aplicativo GRRF, selecione a coluna ARQUIVO, depois clique em IMPORTAR FOLHA.

 

Selecione a UNIDADE C: , depois a PASTA CAIXA, depois a PASTA GRRF e aparecerá o arquivo GRRF.RE.

 

 

Após a importação, o aplicativo GRRF está pronto para solicitação de saldo e fechamento para envio de guia à CAIXA.

 

O usuário poderá utilizar apenas o SALDO PARA FINS RESCISÓRIOS digitado no sistema de FOLHA, dispensando uma consulta de saldo informado pela CAIXA. A solicitação de saldo é um importante recurso caso a empresa tenha quitado todo o FGTS devido no período do contrato de trabalho.

 

O usuário pode determinar o saldo na FOLHA. Isto ocorre principalmente em casos de recolhimentos de FGTS em atraso com datas muito próximas da data do pagamento da GRRF, a CAIXA ainda não processou os depósitos na(s) conta(s) de FGTS.

 

  1. Clicar na aba MOVIMENTO, ao lado da aba CADASTRO;

 

  1. Clicar nos sinais (+) ao lado esquerdo do nome do REPONSÁVEL, e depois ao lado esquerdo do nome do EMPREGADOR, para então visualizar o nome do TRABALHADOR cuja GRRF será transmitida;

 

  1. Com a identificação do TRABALHADOR na seqüência, deve-se marcar a participação do mesmo clicando com o BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE sobre o NOME DO TRABALHADOR;

 

  1. Depois de marcar a participação do TRABALHADOR, o usuário deve clicar sobre o nome do RESPONSÁVEL, na primeira linha sequencial da ABA MOVIMENTO e depois clicar em SIMULAÇÃO, se desejar conferir os valores, ou no botão FECHAMENTO (na parte inferior à direita, ao lado do botão SIMULAÇÃO), se desejar fechar e transmitir a guia.Com a simulação, é importante verificar se o saldo para fins rescisórios está informado (caso seja necessário), tendo em vista que a partir da versão 2.0.0, o GRRF passou a não exigir esse saldo no fechamento.

 

 

Ao solicitar o fechamento, deverá ser definido o local de gravação do arquivo a ser inserido na CAIXA POSTA da CONECTIVIDADE SOCIAL ICP.

 

 

O local recomendado é C:\CAIXA\ARQUIVOS\GUIA RESCISÓRIA.  Confirme clicando em SALVAR e deverá surgir a mensagem sobre a conclusão do fechamento.

 

Não é recomendável utilizar a pasta Arquivos de Programa, principalmente se estiver utilizando o sistema operacional Vista ou Windows 7 No nosso exemplo, todas as operações de gravação do fechamento estão sendo feitas na pasta C:\CAIXA.

 

 

 

 

 

 

 

2. ACESSO ICP

 

O usuário deve ter o(s) certificado(s) digital(is) ativo(s) para que o acesso ao site seja possível, através do endereço https://conectividade.caixa.gov.br/.

 

Selecionar o certificado e digitar a senha.

 

 

 

Confirmar a execução do aplicativo, caso apareça o aviso de segurança do navegador.

 

 

 

Em se tratando de primeiro acesso como usuário, deverá surgir a tela de registro.

Caso o usuário tenha se registrado anteriormente, deverá surgir a tela com as

 funcionalidades disponíveis (tópico 3).

 

 

Clicar em Confirmar e depois selecionar o PERFIL EMPRESA, clicar novamente em Confirmar.

 

 

Aceitar o Termo do Contrato clicando no botão correspondente.

 

 

Será retornada informação sobre a conclusão do registro. Em seguida, clicar em Continuar.

 

 

 

 

 

3. FUNCIONALIDADE: ENVIO DE GRRF

 

Com o arquivo do GRRF previamente gerado, clicar em Caixa Postal para iniciar o processo de envio.

 

 

 
 

 

Clicar em Nova Mensagem

 

 

 

 

Selecionar na barra de opções o item Envio de arquivo GRRF.

 

 

 

 

 

O usuário deve selecionar o Município de Arrecadação (1), tendo a opção de marca-lo como padrão.

 

Depois deve anexar (2) o arquivo de fechamento da GRRF, da mesma formar que adicionava no sistema anterior.

 

Em seguida, nomear a mensagem (3).

 

Salvar a mensagem numa pasta (4) e depois clicar em enviar (5), conforme ilustração abaixo:

 

Alguns usuários relataram que o sistema só está aceitando o envio quando se grava na pasta C:\fakepath.

Caso ocorra esta dificuldade, Quando estiver com a CONECTIVIDADE SOCIAL ICP aberta, ir em FERRAMENTAS - OPÇÕES DE INTERNET – ir na barra  "SEGURANÇA" – clicar em  CONFIÁVEIS" – clicar em  "SITES" – clicar em  "ADICIONAR A LISTA".
Após isso não aparece mais este erro, e anexa o arquivo normalmente.
(solução enviada por Gabryel Lopes Sola, Ribeirão Preto – SP)

 

 

 

Ao confirmar a gravação, deve aparecer a mensagem de gravação do sistema:

 

 

 

 

Depois de salvar o arquivo (no nosso exemplo foi em C:\CAIXA\ICP, onde funcionou sem problemas), o usuário deve confirma-lo clicando no botão procurar (1), depois clicar em Enviar (2) e aguardar a resposta do sistema.

 

 

 

Com a transmissão confirmada (conforme a seguir), clicar no link destacado no final da página para abrir o protocolo de entrega (3).

 

 

 

 

 

Com o protocolo aberto, deve imprimi-lo (1) ou salva-lo em PDF (3). Não esquecer de salvar o arquivo do protocolo (2) que possibilitará a emissão da GRRF.  Para padronizar, facilitando a localização do arquivo, foi adotada a pasta C:\CAIXA\ARQUIVOS\GUIA RESCISÓRIA

 

 

 

 

 

 

 

4. EMISSÃO DA GRRF

 

Voltando a GRRF, clicar  em Relatórios, depois Guias e selecionar a opção Por Protocolo.

 

 

Selecionar a pasta onde o arquivo do protocolo foi salvo.

 

Abrir o arquivo de protocolo correspondente e a GRRF estará disponível para emissão, assim como o demonstrativo do trabalhador, conforme suas respectivas abas, de modo semelhante à versão anterior da GRRF.

 

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria