CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

OPINIÃO

 

A QUEM INTERESSA TANTA PRESSA?

 

Postado por Leonardo Amorim em 30/06/2011 13:14

 

Por Leonardo Amorim

 

 

A CONECTIVIDADE SOCIAL ICP está em pleno funcionamento, revelando-se, por enquanto, ser uma aplicação Web lenta, pesada e burocrática, tornando o envio de arquivos mais demorado, se comparada a primeira geração.

 

Entendo que os primeiros usuários da CONECTIVIDADE SOCIAL ICP estão com razão, quando reclamam do novo sistema. Ao avalia-lo na parte de envio do SEFIP, percebi imediatamente a lentidão e o excesso de telas que dificultam a execução de tarefas simples. Em alguns pontos, chega mesmo a irritar, solicitando que o usuário feche o navegador e comece tudo novamente, quando não consegue suportar a quantidade de solicitações que ocorrem quando se vai transmitir vários arquivos.

 

Até mesmo os mais experientes se queixam do processo, pela falta de celeridade. Todavia, o que mais impressiona é a deficiência do suporte técnico da CAIXA, além da pobreza de informações técnicas sobre as mensagens de erro durante a operação.

 

 

HÁ QUEM ELOGIE

 

Contrastando com as críticas negativas dos usuários, estão os elogios ao novo sistema por parte das empresas de certificado. São opiniões suspeitas; tendo em vista o interesse meramente econômico na novidade imposta radicalmente pela CAIXA. O fato é que a certificação digital, por enquanto, está apenas beneficiando o caixa das empresas de certificado.

 

Tenho a impressão de que o embrião da CONECTIVIDADE SOCIAL ICP foi pensado por pessoas que não tem a menor noção de como é o dia-a-dia dos escritórios de contabilidade  e de entidades com departamento pessoal próprio. Ora, quando se junta a falta de vivência com interesses econômicos, o resultado não vai agradar a quem realmente precisa ser beneficiado.

 

 

A CAIXA TEM PRESSA

 

É estranhíssima a pressa da CAIXA em forçar todos os empregadores a possuírem certificado digital até o final deste ano, quando comparamos a CNS ICP aos procedimentos de procuração em vigor no âmbito da Receita Federal. O argumento de que é para dar mais segurança e agilidade não se confirmam.

 

Quanto à segurança? Não existirá de fato sem o uso consciente através da educação; leva um considerável tempo para educar os usuários no uso massificado da assinatura digital e dos aspectos éticos que demandam este tipo de aplicação. Exigir certificação digital sem promover a educação dos usuários é um procedimento ineficiente, vazio e inoportuno.

 

E quanto à agilidade? Bem, a novidade não merece maiores comentários, muito menos elogios condizentes com a realidade. Quem quiser ler os elogios fantasiosos, acesse os sites das empresas de certificado (até parece que estamos em outro mundo).

 

Resta-nos perguntar: A QUEM INTERESSA TUDO ISSO? POR QUE TANTA PRESSA? Não seria melhor lançar o sistema com um prazo mais dilatado em paralelo a uma campanha educativa? Será que os usuários sabem realmente das implicações jurídicas da assinatura digital? Sem dúvida, a certificação digital é um benefício que deve ser bem esclarecido. Tem tudo para ser um notável avanço nas relações entre as entidades, mas somente será, de fato, se estiver bem disseminada. Preocupa o fato de que educação, neste país, nunca foi levada a sério.

 

 

 

NOVA CONECTIVIDADE DEVE MELHORAR COM O TEMPO

 

Criticas a parte, temos que nos adaptar ao novo sistema e torcer para que a CAIXA o torne mais ágil e estável, além de mais prático.  Acredito que os ajustes ocorrerão e que as dificuldades iniciais serão minimizadas. O sistema vai melhorar e não estou sendo irônico.

 

É bom lembrar que dificuldades semelhantes ocorreram no lançamento da primeira geração da CONECTIVIDADE SOCIAL, e com o passar do tempo os usuários foram se adaptando. Paralelamente, a CAIXA foi aperfeiçoando o sistema, que veio, na ocasião, trazendo a novidade de substituir a entrega de GFIPs em disquete através da transmissão de arquivos pela internet. Foi realmente sofrível no começo, mas no decorrer, acabou sendo algo corriqueiro e prático. O mesmo deve acontecer ao novo sistema (os usuários do dia-a-dia agradecem).

 

Em suma, todo processo de mudança de sistema gera tensões que acabam diminuindo na medida em que os usuários vão se adaptando.

 

Em tempos de tantas obrigações digitais, aos que sequer tiveram um tempinho para dar uma vista na novidade, recomendo começar assim que puder...

 

 

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP: ENVIO DE ARQUIVO SEFIP

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim   Soli Deo gloria