CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

ENVIO DE ARQUIVO SEFIP

 

Atualizado em 08/08/2011 15:39

 

Por Leonardo Amorim

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS (clique aqui)

 

ATENÇÃO: Não há mudança quanto à geração do(s) arquivo(s) SEFIP.RE e sua importação no SEFIP.

Para mais detalhes sobre a importação da folha, clique em:

 

SEFIP importação da FOLHA

 

 

As mudanças com o sistema ICP estão no acesso a CONECTIVIDADE SOCIAL e na transmissão do(s) arquivo(s) do SEFIP.

 

 

 

 

1.    ACESSO ICP

 

 

O usuário deve ter o(s) certificado(s) digital(is) ativo(s) para que o acesso ao site seja possível, através do endereço https://conectividade.caixa.gov.br/.

 

Selecionar o certificado e digitar a senha.

 

 

 

 

Confirmar a execução do aplicativo, caso apareça o aviso de segurança do navegador.

 

 

. Em se tratando de primeiro acesso como usuário, deverá surgir a tela de registro.

Caso o usuário tenha se registrado anteriormente, deverá surgir a tela com as

 funcionalidades disponíveis (tópico 2).

 

 

Clicar em Confirmar e depois selecionar o PERFIL EMPRESA, clicar novamente em Confirmar.

 

 

Aceitar o Termo do Contrato clicando no botão correspondente.

 

 

Será retornada informação sobre a conclusão do registro. Em seguida, clicar em Continuar.

 

 

 

 

 

2. FUNCIONDALIDADE: ENVIO DE ARQUIVO SEFIP

 

Com o arquivo do SEFIP previamente gerado, clicar em Caixa Postal para iniciar o processo de envio.

 

 

 
 

 

Clicar em Nova Mensagem

 

 

 

 

Selecionar na barra de opções o item Envio de arquivo SEFIP.

 

 

 

 

Entra-se na fase mais complexa do envio. O usuário deve selecionar o Município de Arrecadação (1), tendo a opção de marca-lo como padrão.  Depois deve anexar (2) o arquivo de fechamento do SEFIP, da mesma formar que adicionava no sistema anterior. Em seguida, nomear a mensagem (3), de preferência identificando o mês, o ano e a entidade ou conjunto de entidades constantes na remessa.

 

Salvar a mensagem numa pasta (4) e depois clicar em enviar (5), conforme ilustração abaixo:

 

 

 

 

Alguns usuários relataram que o sistema só está aceitando o envio quando se grava na pasta C:\fakepath. Caso ocorra esta dificuldade, Quando estiver com a CONECTIVIDADE SOCIAL ICP aberta, ir em FERRAMENTAS - OPÇÕES DE INTERNET – ir na barra  "SEGURANÇA" – clicar em  CONFIÁVEIS" – clicar em  "SITES" – clicar em  "ADICIONAR A LISTA".
Após isso não aparece mais este erro, e anexa o arquivo normalmente.
(solução enviada por Gabryel Lopes Sola

Ribeirão Preto – SP)

 

 

 

 

Depois de salvar o arquivo (no nosso exemplo foi em C:\CAIXA\ICP, onde funcionou sem problemas), o usuário deve confirma-lo clicando no botão procurar (1), depois clicar em Enviar (2) e aguardar a resposta do sistema.

 

Com a transmissão confirmada, deve clicar no link destacado no final da página para abrir o protocolo de entrega.

 

 

 

 

Com o protocolo aberto, deve imprimi-lo (1) ou salva-lo em PDF. Não esquecer de salvar o arquivo ICP (2) que possibilitará a emissão da GRF e demais protocolos no SEFIP.

 

 

 

 

 

3. EMISSÃO DA GRF

 

Voltando ao SEFIP, deve clicar em Relatórios, depois GRF e selecionar a opção Arquivo ICP.

 

Abrir a pasta onde o arquivo ICP do protocolo foi salvo para abri-lo e a GRF ou protocolo do SEFIP estará disponível para emissão.

 

 

 

ATENÇÃO: O arquivo do SEFIP poderá ser enviado por uma PF ampla, desde que esta tenha uma procuração da empresa concedida em seu nome e que esta contenha os serviços de envio de arquivos. A PF ampla, ao acessar a procuração eletrônica que lhe foi concedida pela empresa, diretamente (outorga) ou por meio de seus colegas (substabelecimento), passa a ser identificada com o CNPJ da própria empresa, em função da procuração, de forma que o sistema entenderá que o CNPJ representado pelo usuário PF amplo coincide com o CNPJ constante no campo “Responsável” do arquivo, sendo o arquivo transmitido com sucesso

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria