COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

CPC

 

LISTAGEM DE TODOS OS DOCUMENTOS EMITIDOS

 

CORRELAÇÕES COM ÓRGÃOS REGULADORES

 

Postado por Leonardo Amorim em 08/06/2011 09:56

 

 

Por Leonardo Amorim

 

 

RESUMO DOS TRABALHOS  (SITE DO CPC, FORMATO PDF)

 

 

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) publicou importante documento listando todos os instrumentos emitidos nos trabalhos da instituição, encarregada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de conduzir no Brasil o processo de convergência das normas contábeis brasileiras ao International Financial Reporting Standards (IFRS), expedido pelo International Accounting Standards Board (Iasb).

 

O processo de convergência se iniciou com a criação do CPC mediante a Resolução CFC 1.055/05 e vem sendo aprimorado constantemente através de audiências, resultando em pronunciamentos, interpretações e orientações técnicas. Trata-se do futuro das ciências contábeis no Brasil, sendo leitura obrigatória para contadores, economistas e administradores de empresas, não importando o nível de experiência e os conhecimentos adquiridos.

 

Em relação às companhias de capital aberto, empresas supervisionadas pelo BCB, Susep e CVM, em termos de regulamentação, a convergência aos padrões internacionais está concluída no Brasil.  A previsão para que o processo se inicie no setor público é para 2012.

 

Outro ponto relevante está na aplicação às pequenas e médias empresas (PMEs), porque de acordo com a Resolução CFC 1.255/2009, os contabilistas devem adotar o padrão contábil internacional dos exercícios iniciados a partir de 1 janeiro de 2010.

 

O fato é que esse processo precisa ser adequadamente disseminado entre profissionais do mercado, professores e alunos. Ainda é pouco conhecido, apesar de ser muito falado, embora são notórios os esforços do CFC na divulgação, pois estima-se que quase 500 mil contabilistas precisam ter o acesso adequado a este conjunto de normas.

 

O mercado de contabilidade passará a exigir muito mais do contabilista, pois o paradigma está mudando: no lugar dos softwares contábeis que “fazem tudo”, o que deve prevalecer é a capacidade intelectual do contador, de montar e entender as demonstrações mediante o raciocínio contábil dos fatos, com uma escrituração depurada pela aplicação das normas, ficando para um segundo plano os aspectos dos recursos da tecnologia da informação, que continuarão importantes, mas agora é o conhecimento do profissional que deverá fazer a diferença, ficando para  os instrumentos tecnológicos, a exposição deste saber.

 

É recomendável que o contabilista procure se informar no CRC mais próximo, para verificar a disponibilidade de cursos e palestras sobre o assunto, além de visitar regularmente o portal do CPC para consultas dos instrumentos atualizados.

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim   Soli Deo gloria