CONECTIVIDADE SOCIAL

 

CAIXA ENVIA MENSAGEM CONFUSA

 

Em se tratando da CAIXA, não chega a ser uma surpresa...

 

Por Leonardo Amorim

 

Publicado por Leonardo Amorim em 20/04/2011 17:18

 

Atualizado por Leonardo Amorim em 25/04/2011 18:19

 

 

Foi divulgado recentemente que a CAIXA adotará o uso de certificados digitais padrão ICP-BRASIL na plataforma CONECTIVIDADE SOCIAL. A utilização desse padrão chegará com certo atraso, considerando que a certificação com o padrão ICP-BRASIL é algo corriqueiro para quem transmite declarações via internet em diversos órgãos públicos.

 

A implantação da nova conectividade gerou questionamentos sobre a viabilidade, por parte de alguns especialistas, em função de que o período de pouco mais de oito meses, é muito curto para a emissão de um universo considerável de certificados.

 

Entretanto, a nota publicada na CAIXA DE MENSAGENS DA CONECTIVIDADE SOCIAL não diz exatamente a mesma coisa que a Circular 547/2011, assinada pelo Sr. Fábio Ferreira Cleto, vice-presidente da instituição.

 

MENSAGEM NA CONECTIVIDADE SOCIAL

 

Sex, 15/04/2011 09:18:51

 

Em breve o Conectividade Social terá uma série de mudanças que tornarão o relacionamento com a CAIXA e o FGTS muito mais prático e seguro.

 

A partir de 02 de maio de 2011, o canal deixa de utilizar a certificação em disquete e passa a utilizar a certificação digital ICP-Brasil, que pode ser obtida em qualquer das Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. Visite o sítio do ITI na internet para conhecer quais são elas (www.iti.gov.br).

 

(grifo do editor)

 

[...]

 

Cordialmente,

 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

 

Porém, a Circular 547/2011, republicada hoje (25) no Diário Oficial da União (DOU), dispõe o seguinte:

 

Circular CAIXA nº 547, de 19/04/2011 (DOU 1 de 20/04/2011) REPUBLICADO EM 25/04/2011

 

Estabelece a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil, de acordo com a legislação em vigor, como forma de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social.

 

[...]

 

2. A versão do Conectividade Social que utiliza os certificados digitais em padrão diferente do ICP-Brasil permanecerá disponível até 31.12.2011, data a partir da qual os usuários do Conectividade Social deverão utilizar exclusivamente as funcionalidades do novo canal, acessível por meio dos endereços constantes do item 1.1 desta Circular.

 

(grifo do editor)

 

[...]

 

4. Esta Circular CAIXA entra em vigor na data de sua publicação.

 

FÁBIO FERREIRA CLETO

 

Vice-Presidente

 

 

Em relação ao desencontro de informações destacadas nos grifos do editor, cabe salientar que o documento que tem validade jurídica é a Circular 547/2011, já devidamente publicada no DOU. Assim, a mensagem na CONECTIVIDADE SOCIAL deve ser ignorada na parte tocante ao prazo (02/05/2011).

 

Certamente foi mais um caso de documento mal redigido, sem a devida clareza, talvez revelando o interesse da CAIXA em forçar os empregadores a providenciarem logo os certificados, o que virá a causar a superlotação das filas de atendimento nas empresas emissoras de certificados.

 

Para evitar o congestionamento, a CAIXA estabeleceu um cronograma para solicitação dos certificados, para orientação dos empregadores. Mais detalhes em CONECTIVIDADE SOCIAL: USO DE CERTIFICADO PADRÃO ICP-BRASIL: DISPOSIÇÕES.

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim   Soli Deo gloria