CONECTIVIDADE SOCIAL

 

ENVIO COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL ICP BRASIL

 

Postado por Leonardo Amorim em 17/03/2011 13:45

 

 

Nota do editor

 

CAIXA tem um projeto que passará a exigir o envio de GFIPs via CONECTIVIDADE SOCIAL apenas através da assinatura por certificado digital padrão ICP Brasil (modelos A1 ou 13). Com isso, todos os empregadores teriam que possuir um certificado digital a partir de 01/01/2012.

 

Vários  especialistas entendem que as empresas fornecedoras de certificados não possuem capacidade produtiva para atender uma demanda tão elevada de pedidos no curto prazo e que a CAIXA deverá ter que repensar essa decisão ou estabelecer um cronograma de obrigatoriedade.

 

 

 

Fenacon mostra preocupação com envio de GFIP

 

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, esteve reunido na manhã de ontem (16) com consultores e técnicos da Caixa Econômica Federal para discutir a forma de envio da GFIP via novo sistema Conectividade Social, que alimenta os sistemas do FGTS e do INSS, com a utilização de Certificação Digital.

 

Atualmente o envio desse documento é realizado por meio de certificado específico da CEF, mas a partir de 01 de janeiro de 2012 deverá ser feito via Certificado Digital, padrão ICP Brasil utilizando os modelos A1 ou A3.

 

Com relação a esse prazo, Pietrobon mostrou grande preocupação uma vez que o considera muito curto para emitir um universo significativo de Certificados para as empresas.

 

Em resposta a essa preocupação, ele foi informado que o sistema estará em constante avaliação e monitoramento, permitindo ajustes de datas e prazos, se necessário.

 

 

 

 

Site da Caixa Econômica Federal

 

Outro assunto abordado durante a reunião foi a dificuldade de acesso ao site da CEF e também nas transações on line em que não é possível concluir a operação junto ao FGTS quando conectado. Os consultores e técnicos da Caixa Econômica Federal presentes informaram estar cientes do problema operacional e se comprometeram solucionar o entrave o mais rápido possível.

 

 

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis

 e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim   Soli Deo gloria