Licença-maternidade obrigatória de 180 dias

Proposta de Emenda Constitucional 64/07

 

Publicado por Leonardo Amorim em 13/07/2010 15:47

 

 

 

Para se tornar Emenda Constitucional, proposta que torna a licença-maternidade de 180 dias obrigatória ainda tem um  longo caminho a percorrer

 

Por Leonardo Amorim

 

 

A Proposta de Emenda Constitucional 64/07 que torna a licença-maternidade de 120 para 180 dias vem sendo divulgada em algumas mídias como se estivesse em vigor, porém, a PEC ainda tem um longo caminho para percorrer, tendo em vista que precisa passar por uma segunda votação no Senado, que só ocorrerá em agosto após o recesso parlamentar, para só depois ser apreciada na Câmara dos Deputados, e finalmente, sendo aprovada nas duas Casas, seguir  para sanção ou veto presidencial.

 

A PEC é discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, e será aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).

 

Se a PEC dos 180 dias for convertida em Emenda Constitucional, tornará obsoleta a Lei 11.770, de 9 de setembro de 2008, que criou o Programa Empresa Cidadã, destinado à prorrogação da licença-maternidade, no tocante a empregadas de pessoas jurídicas.

 

É o Programa Empresa Cidadã que atualmente possibilita a prorrogação da licença-maternidade para trabalhadoras da iniciativa privada. Porém, depende da adesão voluntária do empregador que tem sido reticente porque a prorrogação só traz benefícios fiscais à pessoa jurídica tributada com base no lucro real.

 

Mais detalhes em 04/06/2010 Prorrogação da licença-maternidade: procedimentos

 

 

 

PLENÁRIO / Votações

12/07/2010 - 20h08

 

[...]

 

Na última semana, o Plenário do Senado fechou a pauta de votações do semestre com uma série de aprovações importantes, na terça-feira (6) e quarta-feira (7). Os dois dias de votações, porém, não foram suficientes para esgotar a lista de matérias que havia sido pactuada pelos líderes.

 

Assim, na mesma ocasião, por iniciativa do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), foi marcado um novo esforço concentrado após o recesso, nos dias 10 e 11 de agosto. Nesse período, o destaque deverá ser a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 64/07) da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) que estende a licença maternidade para 180 dias. A matéria chegou a ser aprovada em primeiro turno na última semana.

 

[...]

 

Raíssa Abreu / Agência Senado

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2010.