Guarda de relatórios da GFIP em PDF

Publicado por Leonardo Amorim em 31/10/2008 14:30

 

 

A prática de se armazenar relatórios em PDF não é uma novidade, tendo em vista que já uma prática comum gerar nesse formato FOLHAS DE PAGAMENTO e demais relatórios que dispensam assinaturas ou vistos.

 

Uma das novidades do SEFIP 8.4 é a guarda de relatórios da GFIP em PDF, cuja emissão dos relatórios é obrigatória apenas quando solicitados por autoridade competente, conforme se verifica no Manual GFIP SEFIP 8.4, páginas 8 e 9:

 

Para a Previdência Social, a GFIP é o conjunto de informações cadastrais, de fatos geradores e outros dados de interesse da Previdência e do INSS, que constam do arquivo NRA.SFP e de outros documentos que devem ser impressos pela empresa após o fechamento do movimento no SEFIP.

 

Para a Previdência, são documentos que compõem a GFIP/SEFIP:

·           Protocolo de Envio de Arquivos, emitido pelo Conectividade Social;

·           Comprovante de Declaração à Previdência;

·           Relação dos Trabalhadores Constantes do Arquivo SEFIP – RE;

·           Relação de Estabelecimentos Centralizados – REC;

·           Relação de Tomadores/Obras – RET;

·           Comprovante/Protocolo de Solicitação de Exclusão.

 

Atenção:

A REC, a RET, o Comprovante de Declaração à Previdência, a Confissão de não Recolhimento de FGTS e de Contribuição Social, a Declaração de ausência de fato gerador para recolhimento FGTS e o Comprovante/Protocolo de Solicitação de Exclusão devem ser impressos, para apresentação aos órgãos requisitantes, quando solicitado, ou salvos em formato PDF, para guarda magnética e posterior impressão. Somente a RE faz parte do arquivo NRA.SFP, podendo ser armazenada e apresentada aos órgãos requisitantes em meio magnético. Observar a nota 1 do item 13.

 

 

A guarda em PDF  é uma funcionalidade importante tendo em vista o elevado consumo de papel demandado nos relatórios do SEFIP. Pode-se gerar os relatórios em PDF utilizando os botões de conversão dentro do próprio SEFIP; é preciso definir o local de gravação e estabelecer um critério de pastas.

 

O armazenamento dos relatórios em PDF pode ser feito tanto no disco local, como em mídias removíveis e unidades de rede, porém, os usuários devem tomar os devidos cuidados para evitar a perda destes relatórios não impressos em papel, providenciando cópias de segurança dos mesmos.

 

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2008.