llconsulte.com   llconsulte.com.br  llconsult.com.br

 

O conteúdo destes sites é supervisionado com as ferramentas:

 

Antivírus TERRA EMP NSKU

Antivírus PC EMPRESARIAL

Firewall EMPRESARIAL

Conexão Segura TERRA (Firewall)

 

 

 

Testamos este site e não encontramos nenhum problema relevante

 

Em nossos testes, descobrimos que downloads deste site não continham adwares, spywares e outros programas indesejados.

 

 

 

 

DICAS DE SEGURANÇA

 

Por Leonardo Amorim

 

 

 

EVITAR O CLIQUE EM LINKS ENVIADOS POR EMAILS

 

É o básico no mundo da internet: bancos e órgãos públicos não enviam mensagens intimando, solicitando atualização de cadastro, programas corretivos ou coisa parecida; emails dessa natureza devem ser excluídos imediatamente.

 

Mesmo sendo aparentemente de pessoas conhecidas, também se deve evitar o uso de links em emails pessoais, porque muitos vírus se instalam simplesmente utilizando emails de pessoas conhecidas onde o sistema do emissor foi infectado e passa a retransmitir automaticamente mensagens para os emails que estão cadastrados nos mais variados gerenciadores de mensagens.

 

Tem-se difundido na internet o uso de emails com nomes de pessoas comuns cujo remetente é um servidor de mensagem. É um golpe comum na internet envolvendo emails: envia-se uma mensagem curta do tipo: “oi, em anexo aqueles arquivos que você pediu, ou olá, aí estão as nossas fotos...”, ou “obrigado por tudo, um abraço”., seguidas de um link ou anexo. Mensagens desse tipo devem ser confirmadas com o remetente antes de qualquer clique. Alguns provedores disponibilizaram um filtro de mensagens, porém, o serviço não é 100% seguro.

 

Golpes no comércio eletrônico - Bases de dados de empresas que utilizam o comércio eletrônico quando vazadas, acabam sendo um instrumento nas mãos de quadrilhas que enviam emails com formulários solicitando a confirmação da compra, número do cartão de crédito, senha para saque cash. NUNCA CONFIRME ESTES DADOS POR EMAIL; se realmente fez a compra pela internet, ao se deparar com um email dessa natureza, ligue para a empresa e a administradora do cartão, confirmando a veracidade da operação.

 

Em suma, links podem conter endereços apontados para os mais variados tipos de programas potencialmente perigosos, como cavalos de Tróia, objetos espiões (que gravam tudo que se digita no teclado), e programas para apagar ou enviar dados importantes armazenados em diversas mídias fixas (disquete, HD) ou removíveis (PEN-DRIVE, cartões de memória, etc.).

 

Anexos ou links com mensagens aparentemente inofensivas, que tratam de temas diversos em PPS, ou arquivos com fotos devem ser evitados porque podem conter arquivos ou códigos executáveis embutidos que podem instalar vírus e programas de espionagem no registro do sistema. VALE SEMPRE A REGRA, LINKS OU ANEXOS DEVEM SER EVITADOS, E CASO TENHA MESMO QUE ABRI-LOS, SALVE-OS EM UMA PASTA ESPECÍFICA E SUBMETA-OS A UMA VARREDURA DE ANTIVÍRUS E EM SE TRATANDO DE UM EMAIL INESPERADO, FAÇA CONTATO COM O REMETENTE, CONFIRMANDO O CONTEÚDO.

 

 

 

AO ACESSAR SITES, NÃO CONFIRME UMA SOLICITAÇÃO SEM TER CERTEZA DO QUE SE TRATA

 

Alguns sites precisam instalar objetos com conteúdos e instruções específicas para o nagevador, objetivando ter suas funções plenamente ativas. Ao se deparar com alguma pergunta pedindo confirmação sobre a instalação de algum conteúdo, ANTES DE CONFIRMAR A INSTALAÇÃO, PROCURE SE INFORMAR COM TÉCNICOS EM INFORMÁTICA.

 

 

 

NÃO INSTALAR PROGRAMAS DE ORIGEM DUVIDOSA

 

Programas para acelerar donwloads, corrigir falhas de configuração de uma determinada versão do Windows (altamente perigoso), tornar o Windows XP parecido com o VISTA (desaconselhável),  anti-vírus específicos para alguns tipos de trojans divulgados em comunidades na internet (ORKUT), embora com a boa intenção de ajudar, podem piorar a situação, entre outros aplicativos oferecidos gratuitamente na internet para “melhorar o desempenho do seu computador” ou “deixa-lo mais protegido” são sempre suspeitos se a origem não for do diretamente do fabricante do computador (placa-mãe), do sistema operacional (Microsoft), de um empresa reconhecidamente especialista em antivírus ou fornecedor de dispositivo periférico (CD, DVD, etc.). Em tese, instalar programas corretivos ou de ajustes de configuração somente deve ser feito com o suporte de um especialista.

 

 

 

CUIDADO AO ABRIR IMAGENS, FOTOS, ANIMAÇÕES, MÚSICAS E COISAS DO GÊNERO

 

Fotos, imagens, animações, músicas em emails ou em sites  podem conter programas danosos a sistemas operacionais, prontos para se auto-instalarem em seu computador sem que seja percebido; evite abri-los, mas se for realmente necessário, antes de clicar, verifique sempre o endereço apontado na barra inferior de informações do navegador de internet. Endereços com o domínio diferente do remetente, principalmente se estiver terminando em .exe, são suspeitos e somente devem ser clicados se há plena certeza da confiabilidade das informações.

 

 

 

USO INTELIGENTE E MODERADO DO MSN E DEMAIS PROGRAMAS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS

 

Estes tipos de programas são importantes quando usados para se trocar informações sem o oneroso custo de ligações telefônicas interurbanas. Se o MSN é uma ferramenta de trabalho, deve-se deixa-lo aberto apenas enquanto estiver na real necessidade de se trocar mensagens. Nas conversas instantâneas, é preciso tomar cuidado com a recepção de links e arquivos, pois podem conter instruções ou direcionamentos para instalação de vírus.

 

Desconfie de conversas que começam com uma saudação e um link, pois na maioria dos casos, trata-se de uma armadilha para infectar o seu sistema operacional. Cabe lembrar que NUNCA SE DEVE ATIVAR FUNÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS NESTES APLICATIVOS.

 

Se está trabalhando em outros sistemas (CONTÁBIL, FISCAL, FOLHA, etc.) mantenha preferencialmente o MSN FECHADO, assim haverá otimização do processamento das tarefas nos sistemas.

 

 

 

EVITAR O COMPATILHAMENTO DE TODO HD E OUTRAS MÍDIAS

 EM COMPUTADORES QUE TENHAM ACESSO COMPLETO A FUNÇÕES DE INTERNET

 

Algumas empresas chegam ao ponto de separar o servidor de internet com o de arquivos de sistemas para uso interno, com o objetivo de dificultar as ações de programas invasores, porém, em estruturas menores, caso seja necessário compartilhar dados por conta de um servidor que também compartilha o acesso à internet, concentre as bases de dados e programas em uma pasta específica compartilhada ao invés de compartilhar todo o HD.

 

 

 

JAMAIS DESATIVAR O FIREWALL E A PROTEÇÃO RESIDENTE DO ANTIVÍRUS

SEM A ORIENTAÇÃO DE  UM ESPECIALISTA

 

Em alguns casos, é preciso desativar a proteção residente do antivírus, porém tal procedimento só deve ser feito por pessoas experientes que precisam realizar algum tipo de teste em alguns sites (CAIXA ECONÔMICA, por exemplo).

 

O FIREWALL jamais deve ser desativado, pois embora sua proteção não seja tão eficiente, serve como mais uma barreira para dificultar programas invasores menos sofisticados.

 

 

 

ATENÇÃO AO INSERIR PEN-DRIVE OU CD DE TERCEIROS

 

Em um caso recente, um cliente teve seu sistema operacional contaminado por um vírus instalado em um pen-drive inserido por um dos funcionários para salvar algumas músicas.

 

PEN-DRIVE de terceiros deve ser submetido a uma varredura, assim como o conteúdo de CD / DVD.

 

 

 

MANTER CÓPIAS DE SEGURANÇA SEMPRE EM DIA

 

PEN-DRIVE, GRAVADOR DE CD, GERENCIADORES DE BACKUPS PARA REDES são sempre bem-vindos e devem ser utilizados sob orientação de um técnico em informática.  Não se perde  30 minutos do dia fazendo backup; ganha-se em mais segurança.

 

 

 

INVESTIR SEMPRE EM SEGURANÇA

 

Uma varredura periódica do antivírus (que deve estar sempre atualizado) é sempre recomendável. Os antivírus gratuitos podem ajudar, mas são limitados. Os pirateados são ilegais e totalmente desaconselháveis; o ideal é a instalação de um antivírus completo, legalizado, mesmo que o preço possa ser usado como desculpa, que por sinal não é aceitável sob o ponto de vista da relação custo-benefício.

 

Quem acha que um antivírus legal, pago, é um gasto desnecessário deve refletir sobre o que representa um computador nestes tempos; considerando que nele se guardam dados que influenciam diretamente negócios a quem se prestam serviços remunerados. Então, cabe a seguinte indagação:

 

Nestes tempos de muita insegurança, você deixaria a porta da sua casa aberta, sem qualquer vigilância, acreditando que não há invasor(es) à espreita, enquanto você está ocupado no trabalho? Pois é exatamente isso que é feito quando servidores e demais computadores não estão com a segurança recomendável.

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2008