28/12/2006 – Tabelas de correspondência CNAE 1.0 / CNAE 1.1 x CNAE 2.0

 

A partir de 1º de janeiro de 2007, terá vigência nova estrutura de códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), conforme Resoluções Concla nº 1, de 4 de setembro de 2006 e nº 2, de 15 de setembro de 2006. A tabela CNAE-Fiscal 1.1 será, portanto, substituída pela tabela "CNAE – versão 2.0".

 

Legislação

 

A CNAE 2.0 passa a ser a versão em uso no CNPJ, a partir de 1º de janeiro de 2007, conforme IN SRF nº 700, de 22 de dezembro de 2006, que estabelece a adoção, no âmbito da Secretaria da Receita Federal, da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e conforme a IN SRF nº 699, de 22 de dezembro de 2006, que aprova o PGD CNPJ 1.4.

 

As tabelas de correspondência entre as versões – CNAE 1.0 / 1.1 x CNAE 2.0 e vice-versa – estão disponíveis para consulta na página do IBGE na Internet.

 

www.ibge.gov.br/concla

 

Está disponível, também, a busca dos novos códigos (CNAE 2.0 - Subclasses) mediante descrição da atividade em texto livre no aplicativo Pesquisa CNAE (on-line na página da Concla, indicada no parágrafo anterior).

 

 

Esclarecimentos sobre a transposição dos códigos CNAE constantes no cadastro CNPJ

 

A SRF providenciará, também, a transposição dos códigos CNAE que constam na base do cadastro CNPJ em cada estabelecimento empresarial para a nova versão da tabela (CNAE 2.0), procurando reduzir ao máximo a necessidade de alterações por parte do representante da empresa, sem ônus e demais implicações por parte do contribuinte, na transposição inicial de códigos.

 

A transposição dos registros de pessoa jurídica para a CNAE 2.0 será realizada da seguinte forma:

 

1 - Se o código CNAE atual (CNAE-Fiscal 1.1) de atividade PRINCIPAL ou secundária do estabelecimento tiver correspondência para um único código na nova versão (CNAE 2.0), a conversão será feita diretamente, passando este último a constar nos dados do CNPJ.

 

Caso a(s) atividade(s) do estabelecimento continue(m) a(s) mesma(s), não há necessidade do representante da empresa prestar essa informação.

 

2 - Se o código CNAE atual (CNAE-Fiscal 1.1) de atividade PRINCIPAL do estabelecimento tiver correspondência para vários novos códigos na versão 2007 (CNAE 2.0), a conversão será feita para o novo código considerado "preferencial" em termos daquele grupamento da tabela. Os demais "n" códigos serão registrados como atividades secundárias, junto com as outras secundárias pré-existentes, que estejam registradas no CNPJ .

 

Neste caso, é recomendável a verificação por parte de representante da empresa se a atividade principal do estabelecimento é condizente com o código que consta como PRINCIPAL, após a transposição e se o estabelecimento se dedica a todas as atividades secundárias inseridas no registro do CNPJ. Se for o caso, deverá ser solicitada a alteração do código através da FCPJ/PGD CNPJ para informar a(s) CNAE correta(s), com a comprobação documental necessária ao caso.

 

3 - Se o código CNAE atual (CNAE-Fiscal 1.1) de atividade secundária tiver correspondência para vários novos códigos na versão 2007 (CNAE 2.0), a conversão será feita para o novo código considerado "preferencial" em termos daquele grupamento da tabela.

 

Neste caso, é recomendável a verificação por parte de representante da empresa se a(s) atividade(s) secundária(s) do estabelecimento é(são) condizente(s) com o(s) código(s) convertidos no registro do CNPJ, após a transposição para a versão 2007. Se for o caso, deverá ser solicitada a alteração do código através da FCPJ/PGD CNPJ para informar a(s) CNAE correta(s), com a comprobação documental necessária ao caso.

 

As alterações de códigos poderão ser verificadas na página da SRF na consulta: CNPJ/Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral e, nos casos indicados acima ou se houver qualquer discordância, o contribuinte deverá proceder enviando uma solicitação de alteração da CNAE utilizando o PGD CNPJ.

 

 

Secretaria da Receita Federal

 

 

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2006.