HomologNet: MTE lança novo sistema

 

Publicado por Leonardo Amorim em 14/07/2010 14:09

 

Por Leonardo Amorim

 

O HomologNet é o novo sistema de geração e transmissão via internet de rescisão de contrato de trabalho e vem operando como projeto piloto em algumas empresas.

 

Sistema HomologNet: MTE

 

É uma aplicação que funciona com a Internet e que possibilita a digitação ou importação de dados, crítica, cálculo e emissão de Rescisão de Contrato, assim como o compartilhamento das informações com os homologadores, inclusive fora do âmbito do MTE, nos sindicatos de empregados.

 

Para empregadores que possuem sistema automatizado de FOLHA DE PAGAMENTO, o HomologNet importará dados para evitar a dispendiosa redigitação de dados, semelhante ao que ocorre com o SEFIP, GRRF, CAGED, GDRAIS e outros sistemas oficiais que permitem a digitação ou a importação de arquivos para validação.

 

Ontem (14/07) o ,MTE tornou público o projeto e divulgou que entrará em vigor no Distrito Federal, Tocantins, Rio de Janeiro, em Santa Catarina e na Paraíba, mas não tornou claro quanto ao calendário de implantação do novo sistema.

 

MTE lança sistema online de homologação de rescisões de contratos de trabalho

 

Hoje (15/07)) foi publicada a Instrução Normativa SRT nº 15, de 14/07/2010 (DOU 1 de 15/07/2010), que estabelece procedimentos para assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho, tratando de difundir o Homolognet.

 

Homolognet: IN SRT 15/2010

 

A FOLHA já vem sendo preparada desde 2009 para gerar dados para o Homolognet e pelo visto em apresentação técnica do projeto piloto, o sistema se mostrou eficiente, embora operacionalmente complicado.

 

Assim que o MTE divulgar oficialmente o calendário de implantação do Homolognet, será publicado um passo-a-passo para geração e importação de arquivo rescisório no novo sistema.

 

O atual formulário do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, continua em vigor até que o MTE defina oficialmente o calendário de implantação do HomologNet.

 

Foi disponibilizado neste site um segmento exclusivo para o HomologNet, tendo em vista a relevância do novo sistema.

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2010.