FUNDO FIXO

Publicado em 14/10/2008 11:30 por Leonardo Amorim

 

Algumas empresas que costumam alocar recursos financeiros e realizar a maioria de seus pagamentos em contas bancárias têm o hábito de utilizar um fundo fixo in loco, que em termos contábeis é um caixa onde estão alocados recursos destinados aos pagamentos de despesas classificadas como sendo de baixo valor, tais como, fotocópias, autenticações, gorjetas, passagens e outras eventualidades.

 

O fundo fixo é uma conta para o dia-a-dia e muitas vezes se justifica quando o uso de cheques se torna algo mais burocrático e até mesmo impraticável, como no pagamento de uma passagem de ônibus ou de pequenas despesas nos correios, pequenos imprevistos, etc. requerendo uma avaliação mais subjetiva de sua aplicação.

 

A recomposição do fundo fixo ocorre na proporção em que o saldo da conta é considerado insuficiente para a cobertura de gastos considerados de rotina para quem conduz a administração de pequenas despesas cujos lançamentos não são efetuados individualmente na conta do fundo, mas registrados em um documento auxiliar (boletim de caixa), sendo que há um registro único na contabilidade do montante  das despesas pagas em um determinado período com recursos do fundo fixo com lançamento na conta de resultado de Despesas Administrativas, tendo como contra-partida a conta do saque (banco).

 

Pela constituição do fundo fixo no valor de R$200,00 , mediante saque de recursos provenientes de conta bancária:

 

Débito

Crédito

VALOR

Fundo Fixo (AC)

Banco (AC)

R$200,00

 

 

Pela recomposição de R$150,00 do fundo fixo e reconhecimento em conjunto das despesas:

 

Débito

Crédito

VALOR

Despesas Administrativas (CR)

Banco (AC)

R$150,00

 

 

 

Outra maneira de se registrar as operações com fundo fixo seria em, institui-lo, depois lançar (periodicamente) o montante das despesas na conta do fundo, para em seguida, registrar sua imediata recomposição:

 

Pela constituição:

 

Débito

Crédito

VALOR

Fundo Fixo (AC)

Banco (AC)

R$200,00

 

Pelo registro das despesas:

 

Débito

Crédito

VALOR

Despesas Administrativas (CR)

Fundo Fixo (AC)

R$150,00

 

Pela recomposição:

 

Débito

Crédito

VALOR

Fundo Fixo (AC)

Banco (AC)

R$150,00

 

 

 

No boletim de caixa (extra-contábil) se registram as despesas pagas (individualmente) com recursos do fundo fixo (R$150,00), assim como as recomposições, conforme as necessidades de cada administração.

 

Notas:

 

AC = Ativo Circulante

CR = Conta de Resultado

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2008.