03/06/2008 – Vendas com cartão de crédito: lançamentos contábeis

 

Por Leonardo Amorim

 

 

O registro de uma venda com pagamento de cliente através de cartão de crédito requer a observação de alguns detalhes sobre o fato da venda em si, na competência, do recebimento proveniente da administradora via conta corrente bancária e o pagamento da despesa de comissões no sistema de resultado.

 

Considerando uma venda no valor de R$100,00 (cem reais), com taxa de administração de 5%.

 

Pela Venda:

 

DÉBITO

CRÉDITO

VALOR

Cartão de Crédito

(Conta analítica do Ativo Circulante, onde se pode especificar na denominação da conta o administrador e a bandeira . Por exemplo, BANCO DO BRASIL VISA, BRADESCO MASTERCARD.

 

Receita de Vendas

(Registro da venda bruta no sistema de resultado, Receitas sobre vendas, classificação conforme a natureza)

100,00

 

 

Pelo Recebimento:

 

DÉBITO

CRÉDITO

VALOR

Banco Conta Movimento

(Conta Analítica do Ativo Circulante onde será registrado o recebimento líquido da venda na data do lançamento em conta corrente)

 

 

 

 

 

Cartão de Crédito

(Baixa do valor líquido da operação de venda na conta analítica do Ativo Circulante, seguindo o critério de se especificar o administrador e a bandeira. O saldo restante será destinado para a comissão da administradora a ser baixado no lançamento logo abaixo)

95,00

 

 

Pela despesa com a administradora do cartão:

 

DÉBITO

CRÉDITO

VALOR

Comissão Administradora do Cartão de Crédito

(Valor da comissão descontada sobre o valor da venda a ser registrado na conta de despesa analítica do sistema de resultado, a ser alocada na conta sintética Depesas Financeiras. É recomendável que se especifique na denominação da conta analítica a empresa administradora e a bandeira)

Cartão de Crédito

 

(Baixa do que sobrou após a baixa do valor líquido da operação devido a retenção da administradora para pagamento da comissão na conta analítica do Ativo Circulante, seguindo o critério de se especificar o administrador e a bandeira na denominação da conta)

 

5,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os valores são meramente ilustrativos e os procedimentos de lançamentos por dia podem ser aplicados, considerando o montante das vendas efetuadas (diário) e o montante liberado pela administradora conforme critério do contabilista para efetivação dos lançamentos.

 

LLConsulte por Leonardo Amorim, 2008.

.