SEFIP 8.4 para Windows 8 e 8.1

 

 

A CAIXA publicou uma atualização do SEFIP 8.4 específica para o Windows versões 8 e 8.1. O SEFIP foi praticamente abandonado pela CAIXA e pela Receita Federal.

 

O sistema não tem tratamento adequado para o micro empreendedor individual (usa-se o campo compensações para ajuste da CPP de 3%), também não contempla os casos de optantes do Simples Nacional sujeitos a tributação no ANEXO IV (onde CPP fica sobre a FOLHA), o FAP, que incrivelmente foi colocado com apenas duas casas decimais (acho que esqueceram de estudar o FAP...), quando a legislação determina que sejam quatro, e os casos de Desoneração da Folha de Pagamento, onde os ajustes são feitos via compensações, entre outras carências resolvidas na base da gambiarra por instruções da Receita Federal.

 

Há até um artigo da professora Zenaide Carvalho tratando sobre as gambiarras do SEFIP, muito interessante:

 

http://www.zenaidecarvalho.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=103:artigo04082009&catid=35:artigos&Itemid=61

 

Quanto à atualização, serve apenas para resolver problemas de execução no Windows (8 e 8.1.)  e os usuários do Windows 7 ou XP, não precisam executar o pacote.

 

SEFIP 8.4 Windows 8.x (Instalação)

 

Disponível para atualização pelos usuários do sistema operacional Windows 8 e Windows 8.1. Para os usuários dos demais sistemas operacionais e versões do Windows não há necessidade de atualização do aplicativo SEFIP. Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - SEFIP - versão 8.4 de 22/03/2012. Aplicação de uso obrigatório a partir de 21/11/2008. Kit de instalação completa.

 

Meu amigo Daniel Tibúrcio, desenvolvedor de Belo Horizonte (MG), encaminhou um email recebido da GIFUG/BH, tratando sobre o assunto:

 

De: gifugbh26@caixa.gov.br [mailto:gifugbh26@caixa.gov.br]

Enviada em: segunda-feira, 1 de setembro de 2014 15:50

Assunto: DICA FGTS Nº 06/2014 - Nova Versão SEFIP para Windows 8.0 e Windows 8.1

 

Prezados Senhores

 

1       Informamos a disponibilização da nova versão para atualização do aplicativo SEFIP pelos usuários do sistema operacional Windows 8 e Windows 8.1.

 

2       Para atualizar o aplicativo SEFIP acessar o endereço www.caixa.gov.br, clicar na área de DOWNLOADS, em seguida selecionar a opção FGTS e clicar em “SEFIP/GRF”, arquivo SETUPSEFIPV8_4.EXE _29_08_2014.

 

3       Para os usuários dos demais sistemas operacionais e versões do Windows não há necessidade de atualização do aplicativo SEFIP.

 

Atenciosamente

 

Célula de Relacionamento Empregador

GIFUG/BH – GI Fundo de Garantia Belo Horizonte/MG

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

 

 

 

Vitória de Santo Antão (PE), 1 de setembro de 2014.

 

 

 

 

 

Leonardo Amorim

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria