eSocial: Tem que jogar o segundo tempo?

 

 

 

 

Se o comitê gestor do eSocial fosse um time de futebol e estivesse jogando contra a equipe do BOM SENSO F.C., estaríamos na mesma situação do intervalo daquele fatídico Brasil e Alemanha. Cinco a zero contra e a pergunta que não quer calar diante do treinador simples e competente do time adversário: Tem que jogar o segundo tempo?

 

Foram cinco adiamentos, leiautes aprovados sem sequer serem testados (desculpem-me pelo pleonasmo, mas tudo em tecnologia precisa ser TESTADO NA PRÁTICA), e estamos agora vendo um festival de bizarrices nas alterações dos leiautes, que foram divulgadas ontem (19) em um evento em São Paulo (SP), dando a preocupante impressão de que há uma certa falta de noção no que está sendo feito, como se desenvolvimento de sistemas fosse uma brincadeirinha qualquer.

 

Vou reproduzir aqui um comentário de Flávio Luiz Pitta Rivero Rodrigues, um estudioso do eSocial, abordando algumas das novidades apresentadas ontem:

 

Lembrando ainda de 03 novidades quentes que não estão no Beta 3, também relativa à Segurança e Medicina - S-2360,S2365 e S-2369 - Todos acerca de condições ambientais de trabalho...no Beta 3 e anteriores eram os Eventos de Condição Diferenciada de Trabalho...e estou achando que o S-2280 Monitoramento de Saúde na verdade são os ASO´s.

 

Grupo (público) eSocial: https://www.facebook.com/groups/SPEDFOLHAPAGAMENTO/

 

 

É normal dentro da prática dos planos do tipo piloto do Sped, que mudanças sejam freqüentes, até porque o projeto piloto é para isso mesmo, por ser um concentrador de propostas das entidades participantes. Porém, no projeto eSocial, percebo que eventos estão sendo modificados estranhamente, passando a impressão de que o processo por lá está sendo conduzido meio que à esmo. O resultado é que se passa insegurança para quem está acompanhando do lado de fora.

 

Há uma coisa que não consigo compreender e está precisamente na estratégia de comunicação dos representantes do eSocial: O ato de reunir profissionais para palestrar sobre coisas que ainda estão em aberto, ou seja, em discussão no piloto; tal procedimento não me parece ser um caminho inteligente, prático e seguro. Penso que seria melhor comunicar as alterações pelo site www.esocial.gov.br e abrir um canal para recebimento de sugestões, como ocorre em algumas atividades do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), por exemplo. Além de ser mais econômico, seria bem mais célere e certamente, os membros do comitê ficariam impressionados com o volume de idéias de profissionais competentes que estão por aí, dispostos a contribuir enormemente com este projeto.

 

Contudo, o time do primeiro escalão do eSocial prefere as palestras e nesta altura do campeonato, não se sabe mais o teor exato dos critérios de validação dos novos campos nos eventos revisados, ou seja, o que será do eSocial na prática de geração de XML ainda é uma incógnita.

 

Saber que determinado evento teve o nome alterado ou passará a exigir determinada informação, para um programador, tamanha assertiva é um vazio; algo de um teor inútil por ser vago demais.  Os mentores do projeto eSocial precisam repensar e refletir que elaborar um plano de aulas, produzir slides, construir palestras, são atividades bem mais flexíveis e bastante diferentes do trabalho ultra rigoroso que envolve o desenvolvimento ou a adaptação de sistemas.

 

 

 

Promova palestras sobre o eSocial e seja pedagógico

 

Acontecerá o eSocial? Sim, porém, não sei precisamente como. Alguém já viu uma folha de pagamento digital do eSocial? Uma DCTF Prev? Há o batimento de todos os eventos dos leiautes? Foram todos testados? São pendências... Agora... É preciso se preparar para o eSocial? É evidente. Rever cadastros, promover palestras para conscientização, identificar processos inadequados às normas,  e combater práticas ilegais diante da legislação é um dever de todos os empregadores.

 

Recomendo a todos os contadores a pensarem na promoção de palestras aos seus clientes sobre o tema, mas procure ser realista, não impondo o medo, sempre dando um direcionamento pedagógico às questões. Se necessário, contrate profissionais de consultoria com larga experiência em gestão fiscal, trabalhista, previdenciária, e não se esqueça de que os especialistas em segurança e saúde do trabalho também são imprescindíveis.

 

Todavia, quando nos permitimos entrar no mundo dos programadores e das software houses, em termos práticos, quando um desenvolvedor olha para um determinado  leiaute, precisa ver todo o sequenciamento lógico da análise de sistema muito bem definido, de forma clara, transparente, com regras batidas e aprovadas. É pouco esclarecedor para quem desenvolve rotinas de programação, que se chegue com uma nova informação, por mais bem intencionado que esteja (disso não tenho dúvida) e se afirme que está “achando que o S-2280 Monitoramento de Saúde na verdade são os ASO´s”. Certamente, para os teóricos do eSocial tem muita valia, mas para os práticos, não significa muita coisa se não estiver acompanhada dos detalhes técnicos.

 

O que eu quero dizer com isto? Prezados amigos teóricos do eSocial: Não existe achismo em lógica de programação; o acerto tem que ser exato e se uma variável, por menor que seja, for modificada, por mais simples que pareça a um leigo, pode não ser tão simples assim para quem desenvolve ou mantêm um sistema integrado, repleto de processos interligados a outras obrigações acessórias Quanto maior o sistema, maior será o impacto, e trabalhar com suposições, é um entrave a formação de estrutura de encadeamento na geração de arquivos ou eventos a serem validados, seja por um PVA ou através do envio de webservice.

 

Todo o trabalho de programação que se comprometa a ser sério não permite arranjos de última hora, os famosos jeitinhos, mas me parece que o comitê gestor do eSocial não analisa estas coisas quando resolve aparecer para o público enquanto que o site oficial não é usado para o que deveria: Informar o que está acontecendo para os desenvolvedores de sistemas.

 

Recentemente, assisti a algumas apresentações de empresas de software acerca do eSocial, e depois, nos bastidores, conversando, percebi que TODAS estão esperando o congelamento dos leiautes para desenvolver coisas concretas, embora comercialmente digam o contrário aos seus clientes. É o jogo de marketing tradicional do “estou pronto”, mas sem saber informar exatamente para o quê...

 

Uma hilária situação ocorreu esta semana, após ler um material publicitário de um sistema ERP, onde o anunciante informa que está totalmente pronto para o eSocial, eu tive que questionar a informação em nome do cliente que me contratou para analisar a proposta: Como? Se há eventos ainda sendo revisados, criados, modificados? Poderia me explicar como se eu tivesse 2 anos de idade, por favor? E assim caminha o mercado do eSocial...

 

 

 

 

Lições de uma tragédia futebolística

 

Penso que, se o futebol é mesmo um espelho da vida, este time do eSocial joga uma partida exatamente igual àquela tragicamente protagonizada pela  Seleção Brasileira diante da extraordinária e eficiente Alemanha: Totalmente perdido dentro de campo, o time (comitê) não sabe o que fazer; há uma visível falta de orientação do técnico (aliás, quem dá as cartas realmente por lá?) que não passa uma segurança mínima (leiautes congelados) aos jogadores (desenvolvedores) dentro de campo (o mundo real); o plano tático não é claro e a equipe parece meio letárgica diante do adversário, que joga como um rolo compressor. E o  que vemos? Apenas um terror soando em nossos ouvidos... GOL DA ALEMANHA !!!

 

No jogo prático do eSocial há um “mineiraço digital” no Sped  !!!  A Copa das ilusões ainda não terminou, e a conta está começando a ficar preocupante para quem desenvolve enquanto o entretenimento da massa flamenguista segue meio que sem graça e o bom senso, que poderia estar a serviço deste projeto tão sofrido, joga com toda a sua competência, simplicidade e pragmatismo em favor de um adversário que nos humilha e assim vai goleando o time de sonhadores que precisam amadurecer para conseguir a  “casca dura”; como se sairá o escrete tão badalado, o comitê gestor do eSocial?

 

E parafraseando um narrador tão querido (rs)... Estamos diante da tv, a pipoca está sem sal e o nobre retorna dos reclames do plim plim afirmando: Bem amigos... Estamos no intervalo da partida, nossa seleção vai perdendo de cinco a zero e quem saberá ao certo como terminará este jogo?

 

Então, eu penso: eSocial 0 x 5 Bom Senso... Vem aí o segundo tempo e alguém tem algum palpite?

 

 

Vitória de Santo Antão (PE), 20 de agosto de 2014.

 

 

 

Leonardo Amorim

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria