eSocial: Uma história de fracassos desde 2010

 

Por Leonardo Amorim

 

Atualizado em 12/05/2014 12h18

 

 

 

Os atrasos no cronograma do projeto de escrituração digital trabalhista (agora chamado eSocial) já viraram até inspiração para anedotas, mas se enganam os que pensam que a “novela” começou em 2013. Os atrasos nos remetem há, pelo menos, o ano de 2010, senão vejamos:

 

 

2009

Bem vindos ao Sped e-FOPAG

 

Dentro do Sped, surge a apresentação “Folha de Pagamento Digital”, em uma reunião da COFIS:

 

Havia a experiência do MANAD, a folha digital da Receita, mas então, foi surgindo um conceito de folha de pagamento envolvendo as escriturações para fins previdenciários com a entrega de um ÚNICO ARQUIVO digital. UNÍCO ARQUIVO? Isso mesmo; nos primórdios, a idéia era de unificação por entrega de um único arquivo digital seguindo o padrão observado no Sped. 

 

As mudanças para o formato de evento XML por sequenciamento lógico surgiram quando o projeto ganhou “vida própria” em relação às suas origens no Sped.

 

Por isso recomendo a leitura dos slides gentilmente postados pelo especialista em Sped, Roberto Dias Duarte, de uma apresentação de 17 de dezembro de 2009:

 

http://pt.slideshare.net/robertodiasduarte/projeto-sped-efopag

 

 

Vamos ao cronograma estimado:

 

 

 

2011

Cronograma para a EFD Social

 

O cronograma previsto ainda em 2009, passou longe de ser cumprido em 2010, inaugurando uma impressionante série de proposições negligenciadas pela própria coordenação do projeto.

 

Depois desse primeiro fiasco, apareceu  o coordenador Daniel Belmiro Fontes em uma reunião na ANFIP ocorrida em agosto de 2011 trazendo novidades, conforme noticiava o Sr. Jorge Campos no Sped Brasil:

 

“A expectativa da RFB é que o sistema esteja pronto em julho de 2012”

 

 

Mais detalhes sobre a matéria:

 

http://www.spedbrasil.net/profiles/blogs/coordenador-da-rfb-explica-efd-social-em-reuniao-com-a-anfip

 

 

 

 

 

2012

Nova previsão de cronograma da EFD Social

 

Vem a apresentação "Projeto EFD-Social - Programa de Unificação do Crédito", da Receita Federal (maio), informando que o projeto então chamado EFD-Social, foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),  conforme a Página 6.

 

No ano do “fim do mundo’, foi divulgada uma nova “previsão de cronograma”:

 

Página 44

 

Segue link da apresentação hospedada em PDF, no Sped Brasil:

http://api.ning.com/files/ypNasbNKTXd-W3lW5Do22srlV0blAYWhWIZ05XY2PYJZmWa6X0aUxj1rLDggJpJWrpC6A3-ws7tHdKGU0qSwtmNSvwCIlw8g/Programa_de_Unificacao_do_Credito.pdf

 

Ainda em 2012, o projeto já tinha um esboço de como seria a DCTF Prev, e passou a ganhar destaque:

 

 

 

O cronograma continuou sendo informalmente divulgado, conforme entrevista do coordenador da EFD-Social, Samuel Kuger, à TV Classe Contábil, por ocasião do CISPED em novembro de 2012:

 

 

Samuel Kruger (coordenador geral da EFD Social na Receita Federal) afirmou na ocasião:

 

"Em dezembro de 2012 será publicada a IN com o leiaute da EFD Social... e que a exigibilidade seja a partir de JULHO DE 2013..."

 

"A DIRF será extinta, provavelmente, em 2014"

 

“NIT e PIS passam a ser CPF... vai depender da CAIXA...”

 

Confira neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lQ4zyuK42R8

 

O interessante é que o Sr. Kruger, sempre apresentado como supervisor do projeto, somente em 17 de abril deste ano teve sua nomeação como representante da Receita Federal no eSocial oficializada no Diário Oficial da União (DOU), juntamente com Daniel Belmiro Fontes.

 

 

 

 

 

2013

Mais um... Cronograma!

 

 

Daniel Belmiro em agosto de 2013,  apresentando novidades e mais um novo cronograma

na Conferência da Thomson Reuters, ocorrida em São Paulo (SP)

 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=20UxIxWsxvM

 

 

Em 2013 vem a mudança de nome para eSocial. Em julho de 2013 foi publicado o Ato Declaratório Executivo (ADE) Sufis nº 5,  com um novo  cronograma apontando para o início em Janeiro de 2014.

 

Mas, em agosto de 2013 ocorreu a Conferência eSocial, onde acompanhei à distância pelas postagens de José Adriano, outro especialista em Sped, e mais um cronograma estimado foi apresentado, substituindo o previsto no ADE SUFIS 5/2013:

 

#ConferênciaeSocial Cronograma: Jul/14: inicio real e dispensa da SEFIP para Lucro Real e penalidade automática pelo não cumprimento.

 

#ConferênciaeSocial Cronograma: Mai/14: obrigatoriedade da folha e dispensa do Manad para Lucro Real, sem penalidade pelo não cumprimento

 

#ConferênciaeSocial Cronograma: 30/Abr/14: Limite para empresas do Lucro Real realizar cadastramento inicial e transmissão dos eventos

 

#ConferênciaeSocial Cronograma: Mar/14: Continuidade do ambiente de testes para cadastramento dos trabalhadores

 

#ConferênciaeSocial Cronograma: Nov/13: Disponibilização para as empresas do ambiente de testes

 

#ConferênciaeSocial Cronograma: Out/13: Disponibilização de manual dos XMLs e web services

 

#ConferênciaeSocial Cronograma: Set/13: qualificação dos cadastros

 

http://www.joseadriano.com.br/profiles/blogs/esocial-cobertura-da-1a-conferencia-esocial-thomson-reuters-reali

 

 

 

Como sabemos, nada disto foi cumprido.

 

 

 

 

2014

Outro cronograma e.... Outro cronograma!  E certamente haverá outro...  Cronograma!

 

Depois, em uma apresentação no Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, em março, o cronograma foi novamente revisto para o início das transmissões em outubro.

 

No Fórum Sped de Porto Alegre (RS), ocorrido em 10 de abril, novas promessas foram feitas em torno da Qualificação Cadastral, que se encontra indisponível até o presente.

 

O cronograma até então, apontava para a liberação no final de abril, porém, chegou o mês de maio e nada aconteceu. Foi mais um fracasso de uma coleção que o projeto eSocial parece interminavelmente registrar.

 

Então, a coordenação do projeto soltou uma nota de esclarecimento no portal www.esocial.gov.br, destinada ao segurado especial:

 

Está em desenvolvimento o sistema eSocial, que unificará o envio das informações do empregador para o Governo Federal. O segurado especial começaria a prestar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais ao novo sistema a partir da competência de maio de 2014. Entretanto, a disponibilização do módulo simplificado do eSocial para o segurado especial aguarda regulamentação. Enquanto isso, não haverá mudanças para este grupo de segurado: ele deve continuar a utilizar os mesmos canais hoje disponíveis.

 

O segurado especial abrangido pelo eSocial é aquele responsável pelo grupo familiar, que contrata trabalhadores, conforme previsão da Lei nº. 12.873/2013. Por exemplo, o pequeno produtor rural pessoa física, que trabalhe em regime de economia familiar, e que contrate trabalhadores por curto período para auxiliarem na colheita.

 

A Previdência Social, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal, que compõem o Comitê Gestor do eSocial, divulgarão oportunamente todas as informações necessárias para o cumprimento das obrigações pelo segurado especial.

 

E logo depois entrou em mais  um “coma profundo”, rompido abruptamente por uma solicitação da Fenainfo:

 

Após inúmeros questionamentos sobre os prazos para implantação do eSocial, a Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) entrou em contato com o Coordenador Geral de Sistemas de Fiscalização da Receita Federal, Daniel Belmiro, e o representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), José Alberto Maia, que informaram os novos prazos que o Governo está trabalhando para o eSocial.

 

De acordo com o novo cronograma, nas próximas semanas serão divulgados o Manual de Orientação do eSocial com o leiaute versão 1.2. e o Manual de especificação técnica dos arquivos .xml para envio.

 

A previsão da Receita Federal é que seis meses após a divulgação da nova versão do leiaute aconteça à disponibilização e acesso ao ambiente de testes para envio dos arquivos do eSocial. Já o envio dos arquivos do eSocial para as empresas irá realmente ficar para 2015, já que a previsão é que só ocorra seis meses após a disponibilização do ambiente de testes.

 

Teremos mais uma alteração no cronograma, desta vez para 2015.  Bastará? Resumo da ópera:

 

1.     Desde 2010 que os cronogramas do projeto eSocial são abortados;

2.     A coordenação do projeto, em termos gerais, não vem utilizando os canais oficiais para se comunicar com os contribuintes. Quando o faz, apenas quando não há mais o que protelar, como nos casos da Qualificação Cadastral e da Nota aos Segurados Especiais;

3.     O módulo para micros, pequenas e médias empresas ainda será concluído;

4.     Falta concluir os leiautes, divulgar os manuais operacionais e os exemplos de XML para desenvolvedores (foram prometidos pela coordenação).

 

Então, diante dos fatos, cabe uma simples pergunta: Projeto eSocial: Do jeito que está, dá para confiar?

 

Em uma das reuniões por meeting virtual, onde sou convidado a participar para explicar o que é o eSocial, escutei há três meses, uma conclusão bem contundente de um empresário, algo que gerou muitas risadas, porém me despertou bastante atenção:

 

Se o eSocial fosse um projeto de uma grande empresa privada, e eu estivesse na direção da empresa, chamaria para uma prestação de contas e, considerando toda esse histórico de  trapalhadas, não teria a menor dúvida em demitir sumariamente todos os membros da coordenação. Isso é uma vergonha!

 

Hoje eu assinaria embaixo, sem titubear.

 

Segundo postagens do especialista Jorge Campos, na rede Sped Brasil, o eSocial ficará inicialmente para JULHO DE 2015:

 

 

http://www.spedbrasil.net/forum/topics/d-vidas-sobre-o-novo-cronograma-sped-e-social

 

 

O que será deste novo cronograma? Mais um para a longa lista de fracassos? Uma correção de rumo? Veremos...

 

Leonardo Amorim

 

LLConsulte Soli Deo gloria