CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

PRAZO DE ENCERRAMENTO PARA USO OBRIGATÓRIO

 

EXCETO PARA OPTANTES PELO SIMPLES ATÉ DEZ EMPREGADOS

 

Postado por Leonardo Amorim em 28/05/2013 16:01

 

 

Nota LLConsulte:

 

Considerando o histórico de problemas que o sistema Conectividade Social ICP vem apresentando, é pouco provável que a CAIXA consiga dar conta e equilibrar o sistema para suportar um volume maior de usuários.

 

 

27/05/2013 ICP: PROBLEMAS COM A CONECTIVIDADE SOCIAL VIRAM ROTINA

 

28/02/2013 ICP: CONECTIVIDADE SOCIAL VOLTOU A APRESENTAR PROBLEMAS

 

08/08/2012 ICP: PROBLEMAS INTERMITENTES

 

01/08/2012 ICP: CAIXA RECONHECE FALHAS E REATIVA CERTIFICADOS PRI

 

19/04/2012 ICP: PROBLEMAS NA CONECTIVIDADE PERSISTEM E PREJUDICAM USUÁRIOS

 

19/12/2011 ICP: DIFICULDADES TÉCNICAS NO ENVIO DE ARQUIVOS

 

30/06/2011 ICP: A QUEM INTERESSA TANTA PRESSA?

 

 

 

 

CERTIFICAÇÃO DIGITAL PASSA A VALER A PARTIR DE 30 DE JUNHO

 

Agora é para valer. Termina no dia 30 de junho o prazo para que as empresas que tem até dez funcionários, exceto as optantes pelo Simples, obtenham a sua assinatura digital. Quem não se adequar não poderá usar o canal de Conectividade Social ICP-Brasil, da Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e Contabilidade de Londrina (Sescap), Marcelo Odetto Esquiante, a Caixa vem cobrando a assinatura digital desde 2011. "O prazo dado pela Caixa está no fim e muita gente ainda não tem a assinatura. E, sem ela, a empresa estará impedida de acessar o canal de Conectividade Social, trazendo muitos transtornos tanto para os empresários como para seus contadores", diz Esquiante.

 

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica, de forma segura, pessoas ou empresas no mundo virtual, funcionando como uma carteira de identidade digital e, por isso, é fundamental no canal Conectividade Social.

 

Com validade jurídica, oferece identificação segura na troca virtual de documentos, mensagens e dados. O uso do certificado digital proporciona ainda outras vantagens como redução de custos, autenticidade e diminuição de fraudes na comunicação eletrônica.

 

Nesta etapa estão obrigadas a fazer a assinatura digital para acessar o Canal as empresas que possuem até dez funcionários, exceto as optantes pelo Simples. Por meio do canal os empregadores, podem fazer os recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), enviar arquivos de Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip), a Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF) e receber os relatórios da Caixa Econômica Federal. Mas, para usá-lo, as empresas precisam providenciar um certificado digital que, neste caso especificamente, serve como chave de acesso ao canal Conectividade Social ICP-Brasil no site da Caixa.

 

"Veja o caso de uma pessoa física que tem uma chácara e nela uma pessoa trabalhando. Como o empregador não pode ser enquadrado no sistema tributário do Simples Nacional, para fazer a folha de pagamento, depositar o FGTS, ele precisará ter a assinatura digital. O fato é que hoje todos, sejam empresários ou pessoas físicas, precisam ter a certificação digital. Em breve todas as transações bancárias, cartorárias, relações com os governos, etc, vão exigir a certificação, por isso, quanto antes as pessoas aderirem, menos dor de cabeça no futuro", explica Esquiante.

 

Segundo a agente de Validação de Certificação Digital da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) em Londrina, Ofélia Ester Lafani Nogueira, a procura pela assinatura digital deve aumentar muito nas próximas semanas, principalmente por causa da regulamentação das novas regras para as empregadas domésticas. "Com a regulamentação, a empregadora, para fazer o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, terá que ter essa nova assinatura. Sem ela o procedimento não poderá ser realizado", destaca Ofélia Nogueira.

 

Nos últimos meses a agência certificadora da Fenacon, que funciona em parceria com o Sescap de Londrina, tem feito cerca de 400 assinaturas digitais por mês, mas este número deve crescer muito com a nova exigência da Caixa Econômica. "Por isso, é melhor não deixar para a última hora", alerta Ofélia Nogueira.

 

Fonte: Folha de Londrina – PR

 

 

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