CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

 

ACESSO

 

NOVAS ORIENTAÇÕES

 

Postado por Leonardo Amorim em 23/04/2013 08:14

 

 

 

Por Leonardo Amorim

 

 

 

A CAIXA está divulgando orientações técnicas aos usuários da CONECTIVIDADE SOCIAL ICP, tentando disseminar o uso do sistema.

 

O sistema Conectividade Social ICP tem um longo histórico de problemas de acesso e operacionalização desde o seu lançamento em maio 2011, deixando a desejar em vários pontos:

 

  1. Tornou o processo de transmissão de arquivos mais burocrático, se comparado com a versão anterior (exagero de telas e solicitações);
  2. Só funciona plenamente com o Internet Explorer (resta saber se a CAIXA tem algum contrato de exclusividade com a Microsoft, ou porque o sistema é ruim mesmo);
  3. O acesso é instável e depende de muitos detalhes de configurações que fogem do conhecimento comum de usuários habituados a usar sistemas via internet;
  4. Nos períodos de pico tem se mostrado lento e vulnerável aos congestionamentos;
  5. O suporte da CAIXA não consegue dar conta do volume de solicitações dos usuários e os atendentes, a maioria, parecem que são treinados especialmente para defender sempre a idéia de que o problema está na configuração do Internet Explorer do usuário, isentando a CAIXA de qualquer responsabilidade;
  6. O sistema de procurações foi pensado para obrigar todos os procuradores a possuírem um e-CNPJ ou um e-CPF com CEI, o que é uma inconveniência para empregadores rurais, domésticos e profissionais liberais.

 

 

 

De acordo com as informações recentemente publicadas, o sistema faz cinco verificações básicas:

 

  1. O sistema operacional (se é XP, Windows 7 ou Windows 8);
  2. O navegador tem que ser o Internet Explorer;
  3. Se o Java está presente – A versão do Java pode se verificada no endereço www.java.com, (mais detalhes adiante);
  4. Data e hora de acesso (verifique se a data e a hora do acesso estão corretas, caso o contrário, faça os ajustes;
  5. Se o bloqueador de POPUP está desativado – Neste ponto, verificar se o endereço *.caixa.gov.br ou https://conectividade.caixa.gov.br está na lista de Sites Confiáveis e se no Nível Personalizado, o bloqueador de POPUP está desativado (há mais detalhes neste documento).

 

 

Estando todos os indicadores  marcados com , Clicar em CONTINUAR

 

 

Mais informações sobre as configurações de acesso ao sistema. Há links que possibilitam o acesso a informações técnicas. Clicar em Continuar para prosseguir no acesso.

 

Na tela posterior, são disponibilizadas mais informações sobre os erros mais comuns no acesso. Clicar em CONECTAR para continuar.

 

 

 

Um dos erros mais comuns: o certificado é reconhecido e funciona em outros sistemas, mas na Conectividade Social ICP, vem o retorno de que a página não pode ser exibida.

 

 

 

Há uma lista de prováveis causas para o problema:

 

 

Inicialmente, é preciso desabilitar o bloqueador de POPUPs e ativar as funções de liberação na configuração do Nível Personalizado dos Sites Confiáveis. Também deve ser verificada a versão do Java (acesse www.java.com e solicite uma verificação clicando em Eu Tenho o Java?).

 

 

Uma solução que tem sido rápida e eficiente está em redefinir as configurações do Internet Explorer, na aba Avançadas.

 

 

 

Marcar Excluir configurações pessoais e depois, confirmar clicando em Redefinir.

 

*   

 

 

 

Após a conclusão do processo (imagem acima), fechar o Internet Explorer, abrir novamente, ir até a aba Segurança (Opções da Internet)

 

 

Verificar se o endereço *.caixa.gov.br se encontra na lista de Site Confiáveis (desabilitar a exigência de HTTPS). Nos níveis permitidos, escolher o nível baixo ou o mais inferior possível (liberando baixa de componentes e desabilitando POPUPs nestes sites, além dos filtros de segurança).

 

Clicar em APLICAR.

 

Fechar e abrir novamente o Internet Explorer.

 

Tentar novamente o acesso.

 

 

 

XP, VISTA ou SERVER 2008

 

Se ao clicar em Conectar, mesmo a configuração do Internet Explorer estando de acordo com as orientações da CAIXA, e persistir a tela de erro de abertura de página, sendo usuário do XP, Vista, ou Server 2008,  é recomendável baixar o pacote de atualização disponível no endereço http://support.microsoft.com/kb/2541763/pt-br.

 

Procurar a lista de atualizações conforme imagem abaixo:

 

 

 

 

Nos suportes prestados, após baixarmos a atualização correspondente, o acesso ocorreu normalmente.

 

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria