SEF 2

 

SEF 2012

 

PRORROGAÇÃO

 

Postado por Leonardo Amorim em 21/02/2013 14:33

 

 

Em contato realizado às 14:15 desta quinta (21) pelo TELESEFAZ, através do número disponibilizado no site da SEFAZ-PE,  (81) 3183-6401, houve a confirmação de que haverá mais uma prorrogação, desta vez, as competências 09/2012, 10/2012, 11/2012 e 12/2012, deverão ser entregues até 15/03/2013.

 

A atendente confirmou que uma portaria a respeito deverá ser publicada.

 

Quem quiser aprender como não se deve implantar um sistema púbico de escrituração fiscal, observe os atos da SEFAZ-PE. Uma série de equívocos vem marcando a implantação do SEF 2:

 

  1. Falta de diálogo com as empresas fabricantes de softwares. A SEFAZ-PE precisa sair do pedestal e assumir que sem uma parceria com as softwares houses,  projetos como o SEF não serão céleres. Nos países desenvolvidos, as autoridades fiscais buscam parcerias com as empresas de tecnologia e de deenvolvimento de sistemas customizados, para facilitar a integração dos sistemas oficiais, reduzindo assim as dificuldades de utilização por parte dos contribuintes;

 

  1. Falta de treinamento adequado aos usuários (escritórios e empresas). A última palestra ocorrida no CRC-PE é um exemplo dessa deficiência. A SEFAZ-PE não tem estrutura para disseminar um aplicativo dessa natureza e nem procura utilizar com eficiência as estruturas existentes nas mais variadas instituições relacionadas aos contribuintes;

 

  1. Péssima qualidade do manual  de orientação. A linguagem peca pela falta de clareza e objetividade;

 

  1. Complexidade exagerada do sistema. São solicitadas informações que já constam na base de dados da Fazenda, provocando uma repetição desnecessária de dados e atrapalhando a vida dos contribuintes que se esforçam para prestar informações que já estão disponíveis nas bases oficiais. Afinal de contas, para que servem  o sistema nacional de Nota Fiscal Eletrônica e o SPED? Sem dúvida, o SEF deve ser repensado, ou melhor, seria um enorme benefício se o seu destino fosse a extinção. Ainda em relação à alta complexidade do leiaute, os softwares de escrita fiscal mais conhecidos do mercado ainda não estão gerando diretamente os arquivos no formato SEF 2012, tendo que gerar os arquivos no formato SEF 1, exporta-los, para depois migra-los para o SEF 2. Estamos falando de empresas com grande capacidade de recursos humanos na área de programação, cujo contato da SEFAZ-PE poderia ter sido feito de forma mais ostensiva e esclarecedora.

 

Nota: o INFRASoft começou a gerar no padrão SEF 2 e alguns clientes conseguiram importar diretamente, restando pequenos ajustes para situações específicas.

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria