DOWNLOAD DO XML CENTRALIZADO PELO DESTINATÁRIO DA NF-e

 

DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E DF NO AMBIENTE NACIONAL DA NF-e

 

Postado por Leonardo Amorim em 29/11/2012 15:39

 

 

 

 

 

Atenção: Já está disponível download do XML centralizado pelo destinatário da NF-e

 

XML NF-e

 

Coordenação Técnica do ENCAT comunica que já está disponível a possibilidade de realização centralizada de download pelo destinatário de NF-e de todos os Estados Brasileiros e DF no Ambiente Nacional da NF-e.

 

Quanto ao download dos arquivos XML, a Nota Técnica 2012.002 traz algumas recomendações para evitar o uso indevido:

 

A análise do comportamento atual das aplicações das empresas (“aplicação cliente”) permite identificar algumas situações de “uso indevido” do ambiente de autorização de Nota Fiscal Eletrônica, mantidos pelas SEFAZ.

 

Como exemplo maior do mau uso do ambiente de autorização, ressalta-se a falta de controle de algumas aplicações que entram em “loop”, consumindo recursos de forma indevida, sobrecarregando principalmente o canal de comunicação com a Internet.

 

Para este Web Service de Download do XML da NF-e, serão mantidos controles para identificar as situações de novas tentativas de download de uma NF-e já disponibilizada anteriormente.

 

As novas tentativas serão rejeitadas com o erro “656–Rejeição: Consumo Indevido”.

 

 Sobre o Download da NF-e:

 

Normalmente o destinatário da NF-e deve possuir o arquivo XML da NF-e enviado e/ou disponibilizado pelo emitente. Portanto não é esperado o download da totalidade das NF-e destinadas a um determinado CNPJ.

 

Futuramente, a SEFAZ poderá estabelecer mecanismos de controle para verificar o percentual de downloads realizados em relação a quantidade total de NF-e destinadas a um determinado CNPJ no período analisado.

 

Para maiores informações confira a Nota Técnica 2012.002 que traz as especificações técnicas para a implementação dos eventos da Manifestação do Destinatário e orienta sobre o Desenvolvimento da Aplicação pelas Empresas.

 

Confira a notícia da Coordenação Técnica do ENCAT relacionada a realização centralizada de download pelo destinatário de NF-e:

 27/11/2012 – Já está disponível a possibilidade de realização centralizada de download pelo destinatário de NF-e de todos os Estados Brasileiros e DF no Ambiente Nacional da NF-e.

 

Já está disponível a possibilidade de realização centralizada de download pelo destinatário de NF-e de todos os Estados Brasileiros e DF no Ambiente Nacional da NF-e. O download só pode ser realizado para NF-e que possuam registro de “Ciência da Operação” e/ou “Confirmação da Operação”.

 

Abaixo, disponibilizamos os endereços das URLs dos ambientes de homologação e produção:

 

HOMOLOGAÇÃO: hom.nfe.fazenda.gov.br/NfeDownloadNF/NfeDownloadNF.asmx

 

 

 PRODUÇÃO: www.nfe.fazenda.gov.br/NfeDownloadNF/NfeDownloadNF.asmx

 

Assinado por: Coordenação Técnica do ENCAT

 

 

 

Fonte: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false#178

 

 

 

por Ederson Von Mühlen, Analista Regra de Negócios SKILL – TOP na Exactus Software

 

 

 

LLConsulte Soli Deo gloria